Geomática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Equipamentos utilizados para a captura de dados em trabalhos de campo usados no âmbito da geomática.

A Geomática, também conhecida como Geoinformática é o ramo da informática que integra todos os meios utilizados para a aquisição e gestão de dados espaciais, através do uso de serviços de tecnologia e informação. A gestão inclui a aquisição, captura, modelagem, tratamento, armazenamento, recuperação, análise, exploração, representação, visualização e disseminação de informação espacial e sua aplicação em diversas áreas.

As suas atividades passam pelo desenvolvimento e uso de bases de dados espaciais, algoritmos, aplicações web, webmapas, processamento digital de imagem, desenho assistido por computador (CAD), deteção remota, drones, cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sistemas de informações geográficas (SIG), hidrografia e muito mais.

O surgimento e avanço de novas tecnologias vêm alterando as características práticas e teóricas de todas essas atividades. Há alguns anos, sem o advento do GPS, por exemplo, grandes esforços eram dedicados à simples coleta de uma coordenada, o que hoje é questão instantânea. Esse mesmo avanço tecnológico fez da Geomática atividade fundamental para a humanidade.

Tanta responsabilidade fez o papel tradicional dos profissionais desta área se modificar, criando novas oportunidades. Ou seja, a tecnologia é uma ferramenta disponível a profissionais competentes e abertos a novos desafios.

Por fim, a Geomática é uma tecnologia em constante evolução e depende da visão, competência e ousadia de profissionais multidisciplinares, para cada vez mais facilitar a vida de todos nós.

O termo 'geomática' (em francês, géomatique; em inglês, Geomatics) foi usado pela primeira vez em 1975, e tem sido utilizado pelos especialistas da área desde o início dos anos 1990.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]