Geomática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Equipamentos utilizados para a captura de dados em trabalhos de campo usados no âmbito da geomática.

Geomática integra todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados espaciais. Suas atividades incluem a cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, hidrografia e muito mais. O surgimento e avanço de novas tecnologias vêm alterando as características práticas e teóricas de todas essas atividades. Há alguns anos, sem o advento do GPS, por exemplo, grandes esforços eram dedicados à simples coleta de uma coordenada, o que hoje é questão instantânea. Esse mesmo avanço tecnológico fez da Geomática atividade fundamental para a humanidade.

Tanta responsabilidade fez o papel tradicional dos profissionais desta área se modificar, criando novas oportunidades. Ou seja, a tecnologia não é uma mágica, é uma ferramenta disponível a profissionais competentes e abertos a novos desafios.

Por fim, a Geomática é uma tecnologia em constante evolução e depende da visão, competência e ousadia de profissionais com expertises variados para cada vez mais facilitar a vida de todos nós.

O termo 'geomática' (em francês, géomatique; em inglês, Geomatics) foi usado pela primeira vez em 1975, e tem sido utilizado pelos especialistas da área desde o início dos anos 1990.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.