Geoprópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wiki letter w.svg
Este artigo é órfão, pois não contém artigos que apontem para ele.
Por favor, ajude criando ligações ou artigos relacionados a este tema.


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2018).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Geoprópolis é uma mistura de barro e própolis produzida por espécies de abelhas sem ferrão do gênero "Melipona", daí surgiu a denominação “geoprópolis” (“geo” = terra + própolis). É formada da mesma maneira que a própolis produzida por outras espécies de abelhas. Porém, com adição de terra e/ou barro.[1][2]

Composição[editar | editar código-fonte]

Estudos mais aprofundados sobre a composição química da geoprópolis ainda são escassos, entretanto, sabe-se que basicamente é constituída por 30% de cera, 50% de resinas e bálsamos, 10% de óleos essenciais e aromáticos e 5% de pólen, com adição de terra e outras substâncias.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

A geoprópolis produzida pelas abelhas sem ferrão apresentam atividade antimicrobiana (principalmente bactericida e antifúngica) similar aos encontrados com os extratos etanólicos de própolis da abelha "Apis mellifera", que relatam uma excelente ação antimicrobiana da própolis frente as bactérias.

Referências

  1. Richard Dutra, Revista Brasileira de Framacognosia, p. 12, Journal Brazilian of Pharamacognosy, 2008
  2. Marcus de Lima, "Geoprópolis produzida por diferentes espécies de abelhas: atividades antimicrobiana, antioxidante e determinação do teor de compostos fenólicos", p.70, Universidade federal do Pará, 2015
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia/Abelhas/Abelhas sem ferrão, em revisão pelo Projeto Abelhas do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.