Georg Bohlmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Georg Bohlmann
Nascimento 23 de abril de 1869
Berlim
Morte 25 de abril de 1928 (59 anos)
Berlim
Nacionalidade Alemão
Orientador(es) Albert Wangerin[1]
Campo(s) Matemática
Tese 1892: Über eine Gewisse Klasse Continuierlicher Gruppen und Ihren Zusammenhang mit den Additionstheoremen

Georg Bohlmann (Berlim, 23 de abril de 1869 – Berlim, 25 de abril de 1928) foi um matemático alemão, especialista em teoria das probabilidades e ciências atuariais.

Vida[editar | editar código-fonte]

Georg Bohlmann frequentou a escola em Berlim e Leipzig,[2] obtendo o Abitur em 1888 no Friedrich-Wilhelms-Gymnasium em Berlim. Começou a estudar matemática em Berlim, onde foi aluno de Leopold Kronecker, Lazarus Fuchs e Wilhelm Dilthey. Cada vez mais influente foram grupos de Lie centro de seu interesse. Como esta área pouco representativa em Berlim na época, foi para a Universidade de Halle-Wittenberg, onde obteve em 1892 um doutorado, orientado por Albert Wangerin, com a tese Über eine gewisse Klasse continuirlicher Gruppen und ihren Zusammenhang mit den Additionstheoremen.[3] Trabalhou depois no Instituto Meteorológico de Berlim, onde possivelmente foi despertado seu interesse na matemática aplicada. Foi convidado por Felix Klein para ir para a Universidade de Göttingen, onde obteve em 1894 a habilitação.

Foi palestrante do Congresso Internacional de Matemáticos em Roma (1908).

Obras[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Georg Bohlmann (em inglês) no Mathematics Genealogy Project
  2. Frequentou de 1881 a 1886 o König-Albert-Gymnasium em Leipzig. Ver: König Albert-Gymnasium (até 1900 Königliches Gymnasium) em Leipzig: Schüler-Album 1880-1904/05, Friedrich Gröber, Leipzig 1905
  3. Georg Bohlmann (em inglês) no Mathematics Genealogy Project

Ligações externas[editar | editar código-fonte]