George Eyser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Eyser
Informações pessoais
Nome completo George L. Eyser
Modalidade ginástica artística masculina
Representante Estados Unidos
Nascimento 31 de agosto de 1871
Kiel, Schleswig-Holstein
Nacionalidade Alemanha alemã
Falecimento desc.
Nível sênior
Clube Concordia Turnverein

George Eyser, (Kiel, 31 de agosto de 1871 - desc.) foi um ginasta alemão que competiu em provas de ginástica artística pelos Estados Unidos.

Nascido na Alemanha, imigrou para os Estads Unidos ainda adolescente, recebeu a cidadania em 1894 e morou nas cidade de Denver e Colorado antes de se radicar em St. Louis. Lá, começou a trabalhar para uma empresa de construção e ingressou no ginásio norte-americano Concordia Turnverein para disputar os Jogos de St Louis. Contudo, subiu ao pódio apenas individualmente. No salto sobre o cavalo, empatado com Anton Heida, barras paralelas e escalada, saiu-se vencedor; já nos exercícios combinados 4 e no cavalo com alças, foi o vice-campeão; por fim, na barra fixa, conquistou a medalha de bronze.[1] [2]

É a única pessoa no mundo a subir ao pódio olímpico mesmo tendo uma perna de pau,[3] após perder a perna esquerda ao ser atropelado por um trem no final do século XIX.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "George Eyser" (em inglês). Sports Reference. Consult. 31 de maio de 2010. 
  2. Grandes momentos olímpicos - 28° - Com perna de pau, ginasta consegue seis medalhas
  3. "Campeões que superaram barreiras pela glória olímpica: George Eyser". Br.esportes.yahoo.com. Consult. 17 de abril de 2012. 
  4. "Olimpíada já teve até ginasta campeão com uma perna de madeira". Esportes.r7.com. Consult. 17 de abril de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Gymnastics (artistic) pictogram.svg Esta biografia é um esboço devido a carência de informações disponíveis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o, de acordo com as informações que conseguir encontrar.