Jorge Robledo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de George Robledo)
 Nota: Para a personalidade histórica, veja Jorge Robledo (conquistador).
Jorge Robledo, jogador de O'Higgins em 1960

George Robledo Oliver , mais conhecido como Jorge Robledo (Iquique, 14 de abril de 1926Viña del Mar, 1 de abril de 1989), foi um futebolista chileno que atuava como atacante.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de pai chileno e mãe inglesa e nascido com o nome de George Robledo Oliver , aos cinco anos de idade mudou-se com a família para a Inglaterra onde começou a jogar futebol. Iniciou sua carreira em times da segunda divisão inglesa até que dirigentes da equipe do Barnsley o contrataram em 1946. Em 1949 transferiu-se para o time do Newcastle United FC e por essa equipe venceu a Copa da Inglaterra das temporadas de 1950-1951 e 1951-1952. Nesta última, marcou o gol da vitória contra o time do Arsenal e jogou junto com seu irmão Eduardo (Edward), chamado "Ted".

Ainda foi campeão inglês na temporada 1951-1952 marcando 32 gols em 33 partidas. Jogou pela seleção do Chile a Copa do Mundo de 1950 realizada no Brasil. É contratado pelo Colo-Colo em 1953 e em sua estreia 40 mil pessoas compareceram ao evento. Conquista o campeonato chileno desse mesmo ano e do ano de 1956. Vence também a Copa Chile de 1958. Foi ainda o artilheiro dos campeonatos chilenos de 1953 e 1954 com, respectivamente, 26 e 25 gols. Encerrou sua carreira futebolística em 1960 no Club Deportivo O'Higgins e faleceu em 1º de abril de 1989 de um ataque cardíaco e foi enterrado no Mausoléu do Velhos Craques do clube no cemitério de Santiago.

Equipes nas quais atuou[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Newcastle United
Colo-Colo

Artilharia[editar | editar código-fonte]

Newcastle United
Colo-Colo

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Durante o período em que jogou na Inglaterra, Robledo marcou 127 gols em 251 partidas. É o primeiro artilheiro estrangeiro não-britânico, e um dos estrangeiros que mais gols marcou na liga inglesa.
  • A equipe do Newcastle considera Robledo como o melhor atacante de sua história.
  • Ao se juntar aos seus compatriotas chilenos para jogar a Copa do Mundo de 1950, não falava uma palavra de espanhol. Isso se devia ao fato de, apesar de ser chileno de nascimento, Robledo ter passado até então a maior parte de sua vida na Inglaterra.
  • Jorge Robledo é considerado um revolucionário do futebol chileno, pois trouxe inovações que seus compatriotas desconheciam tais como: conceitos de profissionalismo, inovações táticas e novos tipos de preparação física.
  • Após se aposentar como futebolista, trabalhou como engenheiro civil e, quando se mudou para a cidade de Viña del Mar, como professor de educação física e como diretor de esportes de um colégio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]