Getúlia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Getulia era o antigo nome dados pelos romanos a uma região da África do Norte que corresponde hoje a áreas litorâneas da Tunísia e da Argélia situadas entre a cordilheira do Atlas e mar Mediterrâneo. Ocupa parte do que foi mais tarde chamado de Berbéria e limitava a oeste com a antiga Mauritânia e a leste com a então Numídia. Outros autores situam a Getúlia ao sul do Atlas, junto ao Deserto do Saara. A região foi habitada pelos Berberes desde tempos imemoriais. Por vezes lhe foi aplicado o nome Vandalia por cauda dos Vândalos, tribo germânica que migrou para a região no século VI.

Mapa mostrando Getúlia ao sul da Mauritânia, não entre os Atlas e o Mediterrâneo

Dessa denominação Getulia veio o nome latino Getulius, do qual veio ainda o nome Getúlio do português, nome que ficou famoso por causa do presidente brasileiro Getúlio Vargas.