Glaciar Lyell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o glaciar da Califórnia. Para o glaciar nas Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, veja Glaciar Lyell (Geórgia do Sul).
Glaciar Lyell
Vertente leste do Glaciar Lyell
Localização Califórnia,  Estados Unidos
Coordenadas 37° 44′ N 119° 16′ W
Glaciar Lyell está localizado em: Califórnia
Glaciar Lyell
Localização do glaciar no estado da Califórnia

O Glaciar Lyell (português europeu) ou Geleira Lyell (português brasileiro) (em inglês: Lyell Glacier) é um pequeno e em regressão glaciar do Parque Nacional de Yosemite, Serra Nevada, Califórnia. O glaciar foi descoberto por John Muir e é o maior de Yosemite, estendendo-se nas encostas do Monte Lyell.[1] O glaciar tem regredido rapidamente desde o final da Pequena Idade do Geloa meio do século XIX, a meio do século XX o glaciar dividiu-se em dois glaciares mais pequenos ocupando os circos mais elevados do Monte Lyell.

O Glaciar Lyell em 1883.

Desde 1883, a área do glaciar diminuiu cerca de 70%.[2] Outro glaciar, o Maclure situado no vizinho Monte Maclure também diminuiu significativamente.

Referências

  1. «Lyell Glacier, USGS MOUNT LYELL (CA) Topo Map». TopoQuest. Consultado em 5 de Julho de 2008  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. «Twenthieth Century Glacier Change in the Sierra Nevada, California». Hassan Basagic. 14 de Maio de 2005. Consultado em 11 de Janeiro de 2007  Verifique data em: |access-date=, |date= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.