Gol de placa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gol de Placa)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Gol de placa foi um gol marcado pelo Pelé no Maracanã, na partida Fluminense 1 x 3 Santos, em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. O gol ocorreu aos 40 minutos do primeiro tempo e foi o segundo de Pelé no jogo[1][2]. O gol foi tão bonito, que foi o primeiro gol no Brasil a ser homenageado com uma placa.

O Dicionário Aurélio assim define o termo: "Conceito criado a partir de um gol espetacular de Pelé (Edson Arantes do Nascimento), que lhe rendeu uma placa honorária". [3].

Na linguagem do futebol, é uma expressão usada para designar gols que, por sua rara beleza e dificuldade, também merecem uma placa[4].

O Gol[editar | editar código-fonte]

"Numa caminhada tortuosa e torturada, que durou mais de um minuto e meio de posse de bola, ele acaba fulminando com um drible da vaca no goleiro Castilho e faz o gol. Os 130 mil que vaiavam passaram a bater palmas"[5]

O gol foi marcado no dia 5 de março de 1961, quando Pelé tinha apenas 20 anos.

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Pelé recuou e recebeu um passe de Dalmo na intermediária. E deu um início ao que foi, para muitos, o lance mais bonito já visto no Maracanã. O Rei arrancou, superando na caminhada Pinheiro, Clóvis e Altair. Diante da chegada de Jair Marinho, colocou a bola, com categoria, no canto direito, longe do alcance do goleiro Castilho[6]. Alguns mais exaltados, afirmavam que aquele gol teria que valeu por dois. De fato, o gol foi tão espetacular que arrancou aplausos de todos os torcedores que, de pé, esquecendo-se de suas paixões clubísticas e embora empunhando bandeiras tricolores, proporcionaram uma cena jamais vista no Maracanã. Foram quase dois minutos de palmas, contados a relógio, enquanto Pelé desaparecia debaixo dos abraços dos companheiros[7][8].

O termo "Gol de Placa"[editar | editar código-fonte]

"Eu não sou o autor da expressão ‘gol de placa’ no futebol, eu sou o autor da placa do gol e o Pelé o autor do gol que ganhou a placa. Eu que tive a ideia, eu que fiz a placa e paguei com o dinheiro do meu bolso e a instalei. A partir daquele dia, todo o pessoal dos jornais de rádio começou a utilizar a expressão e hoje é do vocabulário comum"[9][10]

O jornalista Joelmir Beting, que na época trabalhava no jornal O Esporte, ficou tão impressionado com o gol, que mandou fazer uma placa de bronze para colocar no saguão do estádio, com os dizeres: "Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o tento mais bonito da história do Maracanã"[11]. A placa foi descerrada uma semana depois no estádio, imortalizando o lance, o Rei e sua relação com o Maracanã[12]. Desde então, todos os gols marcados com rara beleza são intitulados "gols de placa"[13].

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • As imagens gravadas da jogada do gol foram perdidas. Assim, para passá-la no filme “Pelé Eterno”, o cineasta Aníbal Massaini Júnior teve de reproduzir a jogada no Maracanã. O então jovem Toró, fez no papel do Rei[14].
  • Em 2001, quarenta anos após o jogo, Pelé retribuiu a homenagem da mesma forma: deu ao jornalista uma carinhosa placa de agradecimento[15]. Na placa, há os dizeres: Gratidão eterna ao Joelmir Beting. Gratidão eterna do autor do gol de placa ao autor da placa do gol[16]

Referências

  1. fifa.com/ Remembering Pele's gol de placa (em inglês)
  2. pt.fifa.com/ Gol de placa, 50 anos
  3. almanaquebrasil.com.br/ De onde vem a expressão gol de placa
  4. esportes.r7.com/ Joelmir Beting criou o gol de placa; entenda
  5. canal100.com.br/ Gol de placa faz 50 anos
  6. globoesporte.globo.com/ Há 50 anos, surgia o ‘gol de placa’ no futebol. Obra de Pelé
  7. jornalescanteio.com.br/ Pelé: Gol de Placa, 50 anos
  8. estadao.com.br/ Gol de placa de Pelé no Maracanã faz 50 anos
  9. jornalcidade.uol.com.br/ Joelmir Beting inspirou a expressão “gol de placa”
  10. esportes.terra.com.br/ Conheça a origem do 'gol de placa', expressão criada por Joelmir Beting
  11. diversao.terra.com.br/ Joelmir Beting é o criador do "gol de placa" e da placa do gol
  12. oglobo.globo.com/ Joelmir Beting, o pai do “Gol de Placa”
  13. gazetaesportiva.net/ Criador do "gol de placa", Joelmir Beting falece aos 75 anos
  14. adorocinema.com/
  15. esporte.ig.com.br/ Joelmir Beting foi o mentor da primeira placa a homenagear um gol
  16. lancenet.com.br/ Conheça a origem do 'gol de placa', expressão criada por Joelmir Beting

Ligações externas[editar | editar código-fonte]