Golfo de Messênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Golfo da Messênia
Localização do Golfo da Messênia: Sudeste da Europa, Mar Mediterrâneo. Comprimento: 72 km (45 mi). Largura: 42 km (26 mi) (min)
Localização do Golfo da Messênia: Sudeste da Europa, Mar Mediterrâneo. Comprimento: 72 km (45 mi). Largura: 42 km (26 mi) (min)
Coordenadas 36.8333° N 22.0667° E
Maior profundidade 2,310 m (7,580 ft)
Países que banha Grécia

O golfo de Messênia (português brasileiro) ou golfo de Messénia (português europeu) (em grego: Μεσσηνιακός Κόλπος; transl.: Messiniakós Kólpos) é um mar que é parte do mar Jônico. O golfo está circunscrito pelas costas do sul da Messênia e pela costa do sudoeste da península de Mani na Lacônia. Suas fronteiras são a Ilha Venetiko à oeste e o Cabo Tênaro à sudeste. Os litorais do ocidente são principalmente situados na parte baixa, são férteis e bem-desenvolvidos, enquanto o litoral oriental é dominado pelos contrafortes do sul do Taigeto e, comparativamente, rochosos e inacessíveis, com alguns estabelecimentos.

O Rio Pamisos deságua para o golfo próximo ao povoado do porto de Calamata, que é o maior centro urbano do golfo.

Lugares perto do golfo[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.