Golpe de Gênio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Golpe de Mestre.
Golpe de Gênio
Lightbulb, Ingenious
Golpe de Gênio (BRA)
 Estados Unidos
2009 •  cor •  90 min 
Direção Jeff Balsmeyer
Produção Mike Cram
Tim Flood
Brian Neufang
Produção executiva Ehud Bleiberg
Gregory Goodell
Roteiro Mike Cram
Elenco Dallas Roberts
Jeremy Renner
Ayelet Zurer
Marguerite Moreau
Amanda Anka
Richard Kind
Gênero drama, comédia
Cinematografia Geoffrey Hall
Companhia(s) produtora(s) Pacific Productions
Distribuição Califórnia Filmes
Lançamento 2009
Idioma inglês

Golpe de Gênio (no original Lightbulb, depois renomeado Ingenious) é um filme norte americano de 2009, baseado em uma história real e estrelado por Jeremy Renner (que no mesmo ano ficaria famoso por The Hurt Locker) e Dallas Roberts.

No enredo Matt (Dallas Roberts) é um inventor mal sucedido que juntamente com seu sócio e amigo de longa data Sam (Jeremy Renner) possuem uma decadente empresa de brindes. Ambos tentam lidar com os infortúnios e fracassos de suas invenções de maneira otimista, até que criam e lançam com grande dificuldade, uma novidade tão absurda e extravagante que virou fenômeno de consumo mundial.

Filmado na cidade de Tucson (Arizona); o projeto do filme foi encabeçado por Mike Cram, um profissional de marketing e pequeno inventor, que escreveu a história baseada em sua própria vida. Ele é o criador de vários inventos que aparecem no enredo (como relógio loteria da sorte).

As invenções de Cram financiaram o projeto; ele estudou livros de produção cinematográfica independente (dentre eles alguns de Gregory Goodell que tornou-se produtor executivo do filme), contatou o Jeff Balsemeyer para direção geral e Ronnie Yeskel como diretor de elenco que contratou Renner e Roberts como protagonistas.[1][2][3][4][5]

Referências

  1. Esther Tran-Le (31 de janeiro de 2009). «Santa Barbara International Film Festival 2009: Interview with Mike Cram, the Santa Barbara-Based Screenwriter of Lightbulb». Jornal Santa Barbara Independent (online). Consultado em agosto de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Lael Loewenstein (05 de fevereiro de 2009). «Film Reviews: Lightbulb». Revista Variety (online). Consultado em agosto de 2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. «Santa Barbara Int'l Film Festival - Closing Night Film, Lightbulb». The Arlington Theater (Santa Barbara, California). Consultado em agosto de 2012. Arquivado do original em 20 de outubro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Golpe de Gênio». CineClick. Consultado em agosto de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. 33º Cleveland International Film Festival (19 de março de 2009). «Mike Cram's Bright Idea Shines on the Big Screen» (PDF). CIFF Daily (online). Consultado em agosto de 2012. Arquivado do original (PDF) em 18 de novembro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]