Saltar para o conteúdo

Governador Archer: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 50: Linha 50:
'''Governador Archer''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] do [[Maranhão]]. Sua população estimada em [[2010]] é de 10.205 habitantes.
'''Governador Archer''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] do [[Maranhão]]. Sua população estimada em [[2010]] é de 10.205 habitantes.


==História==
==História A Origem
Antigamente o local onde se encontra a cidade de Governador Archer era apenas uma mata fechada, até que fechou o fundador dessa cidade,Manuel Paciência, ele que estava em buscar de terras férteis para o seu plantio, e então encontrou ele essa localidade e começou roçando, construiu uma casa simples para ele e sua família, convidou seus amigos e sua família para virem a morar neste local que ele tinha descoberto,foi então que começou a surgir uma pequena vila que antigamente chamada de Centro do Paciência em homenagem ao primeiro morador, e que ia crescendo cada vez mais a medida que ia chegando novas famílias. Essa cidade era, como já citei, apenas uma vila e que pertencia a cidade de Codó-MA, até que a cidade de Dom Pedro (que também pertencia a Codó) se desmembrou da cidade de Codó e se tornou independente, logo a cidade de Gov. Archer também deixou de ser interior de Codó e passou a pertencer a Dom Pedro. Até que em 1960 o Centro do Paciência (atual Gov. Archer) deixa de ser vila e passa a ser uma cidade autônoma,já tendo aproximadamente 53 anos somente de cidade, e como toda cidade dever ter um prefeito para governar, em Governador Archer não poderia ser diferente, sendo o primeiro prefeito eleito pelo voto do povo, Antonio Fialho,que tomou posse em 31 de janeiro de 1963 como o cargo de 4 (QUATRO)anos, permaneceu mais 2 (dois) de seu mandato.
Antigamente o local onde se encontra a cidade de Governador Archer era apenas uma mata fechada, até que fechou o fundador dessa cidade,Manuel Paciência, ele que estava em buscar de terras férteis para o seu plantio, e então encontrou ele essa localidade e começou roçando, construiu uma casa simples para ele e sua família, convidou seus amigos e sua família para virem a morar neste local que ele tinha descoberto,foi então que começou a surgir uma pequena vila que antigamente chamada de Centro do Paciência em homenagem ao primeiro morador, e que ia crescendo cada vez mais a medida que ia chegando novas famílias. Essa cidade era, como já citei, apenas uma vila e que pertencia a cidade de Codó-MA, até que a cidade de Dom Pedro (que também pertencia a Codó) se desmembrou da cidade de Codó e se tornou independente, logo a cidade de Gov. Archer também deixou de ser interior de Codó e passou a pertencer a Dom Pedro. Até que em 1960 o Centro do Paciência (atual Gov. Archer) deixa de ser vila e passa a ser uma cidade autônoma,já tendo aproximadamente 53 anos somente de cidade, e como toda cidade dever ter um prefeito para governar, em Governador Archer não poderia ser diferente.
*Trajetória Política e suas principais obras
o Segundo prefeito e a primeira prefeita mulher da cidade foi a senhora Raimunda Guimarães Noleto de de Sá, assumindo em 31 de Janeiro de 1973 até 31 de janeiro de 1977.
O primeiro prefeito eleito pelo voto do povo, Antonio Fialho,que tomou posse em 31 de janeiro de 1963 como o cargo de 4 (QUATRO)anos, permaneceu mais 2 (dois) de seu mandato.Suas principais obras foram: Construção da primeira escola do município, Grupo Escolar Aldenora Bello, energia a motor e ponte de madeira ligando Barreiras a Governador Archer.
O Quarto prefeito eleito novamente foi Antonio Fialho da Silva que assumiu o poder no dia 31 de janeiro de 1977, governando apenas um ano falecendo em 31 de Março de 1978. Assumindo o mandato o seu sucessor o vice - prefeito Abraão Ferreira de Sousa em 02 de abril de 1978, que teve sua administração apenas 17 meses. O mesmo não chegou ao final do seu governo por motivo de doença afastando - se para tratamento de saúde em 27 de agosto de 1979, e chegando a falecer em 10 de outubro de 1979. Assumindo o mesmo mandato o presidente da Câmara dos vereadores o Sr. Anísio Bento Pereira em 27 de agosto de 1979 governando até 31 de janeiro de 1983 por motivo de dois anos de prorrogação do mandato.
O quinto prefeito eleito foi Gerson Rodrigues dos Santos, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1983 até de janeiro de 1989, em seu mandato observou - se um grande melhoramento ao município graças a construção da estrada que liga a cidade a BR mais próxima.
O Segundo prefeito e a primeira prefeita mulher da cidade foi a senhora Raimunda Guimarães Noleto de de Sá, assumindo em 31 de Janeiro de 1969 até 31 de janeiro de 1973.Suas principais obras foram: CAEMA, colegio Pires Sabóia, na sede do município e 02 grupos escolares na zona rural, CAEMA e Ginásio Bandeirantes ( Atual Creche Paraíso das Crianças).
O Terceiro prefeito eleito Antonio Livino dos Santos, assumindo em 31 de janeiro de 1977. Suas principais obras foram: calçamento, água canalizada nas principais ruas da cidade e a criação do Grupo Escolar Presidente Costa e Silva( zona Urbana)
O sexto prefeito eleito foi Manoel Messias Monteiro da Silva Filho, assumindo o governo em 1º de janeiro de 1989 até 1º de janeiro de 1993.
O Quarto prefeito eleito novamente foi Antonio Fialho da Silva que assumiu o poder no dia 31 de janeiro de 1977, governando apenas um ano falecendo em 31 de Março de 1978. Assumindo o mandato o seu sucessor o vice - prefeito Abraão Ferreira de Sousa em 02 de abril de 1978, que teve sua administração apenas 17 meses. Suas principais obras foram: 4 mil metros de calçamentos, Grupo Escolar Antonio Fialho do povoado Barreiras, um açude e a ampliação da Unidade Escolar Presidente Costa e Silva. O mesmo não chegou ao final do seu governo por motivo de doença afastando - se para tratamento de saúde em 27 de agosto de 1979, e chegando a falecer em 10 de outubro de 1979. Assumindo o mesmo mandato o presidente da Câmara dos vereadores o Sr. Anísio Bento Pereira em 27 de agosto de 1979 governando até 31 de janeiro de 1983 por motivo de dois anos de prorrogação do mandato.
O sétimo prefeito eleito foi Antonio Fialho da Silva Filho, assumindo em 1º de janeiro de 1993 até 1º de janeiro 1997.
O quinto prefeito eleito foi Gerson Rodrigues dos Santos, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1983 até 1º de janeiro de 1989, em seu mandato observou - se um grande melhoramento ao município graças a construção da estrada que liga a cidade a BR mais próxima. Suas principais obras foram: Hospital Municipal de Governador Archer, 5 Grupos escolares na zona urbana, grupos na zona rural, construção do prédio dos correios, aparelho parabólico para transmissão de tv, asfaltamento de Gov. Archer a Barreiras.
O oitavo prefeito eleito novamente foi Manoel Messias Monteiro da Silva Santos, assumindo o seu mandato em 1º de janeiro de 1997 até 1° de janeiro de 2001, com sua reeleição tornou - se o segundo prefeito a conseguir reeleger - se.
O sexto prefeito eleito foi Dr. Manoel Messias Monteiro da Silva Filho, assumindo o governo em 1º de janeiro de 1989 até 1º de janeiro de 1993, deu continuidade ao desenvolvimento do município com uma administração voltada para educação, saúde e saneamento. Como médico que é, preocupou - se com a saúde pública, demonstrada na remoção de um açude que era foco de contaminação por estar no centro da cidade e na construção de um matadouro afastado do centro da cidade onde agora é possível abater animais com mais higiene. Dr. Messias também se preocupou com a cultura local instituindo, através de sua esposa Edna Leal, o festejo Cultural SEMANA FOLCLORICA, que acontece todo ano durante as festas juninas.
O nono prefeito eleito foi Severino de Sousa Ramos que assumiu em 1º de janeiro de 2001 até 1º de janeiro de 2004.
Dentre suas principais obras destacam - se o centro de abastecimento municipal (Mercado Novo), O Centro Esportivo Livino dos Santos, duas Creches que estão em pleno funcionário, duas praças eletrificação em dois povoados na zona rural ( Centro da Lagoa e Centro das Canas), um aparelho hospitalar particular, conveniado as SUS, abertura de novas ruas Avenida Maranhão, Rua Livino dos Santos), incentivando o crescimento onde próspera um novo centro comercial.
O sétimo prefeito eleito foi Antonio Fialho da Silva Filho, assumindo em 1º de janeiro de 1993 até 1º de janeiro 1997.3 praças, ampliação da antiga Escola Costa E Silva e ampliação dos serviços telefônicos.
O Mandato do Sr. Antonio Filho durou de 1993 a 31 de dezembro de 1996, cujo final foi marcado por um escandaloso desvio de verbas públicas que obrigou a evadir - se da cidade, não podendo assim, passar a faixa de prefeito ao novo apossado, o próprio Dr. Messias que foi novamente eleito.
O oitavo prefeito eleito novamente foi Manoel Messias Monteiro da Silva Santos, assumindo o seu mandato em 1º de janeiro de 1997 até 1° de janeiro de 2001, com sua reeleição tornou - se o segundo prefeito a conseguir reeleger - se. Suas principais obras foram: asfaltamento das principais ruas totalizando 12 quilometras de asfalto, criação do movimento IDOSO CIDADÃO, instituição de ensino de II grau Centro Educacional Dr. Manoel Messias, que a administração posterior tentara extinguir, afirmando que tal escola nunca existiu.( sendo uma afirmação totalmente equivocada, pois existe registros que comprovam tal existência), com concessão junto a Governadora Roseana Sarney, para a construção da escola de "Primeiro Mundo" que se chama Centro de Ensino Roseana Sarney, a aquisição de poços artesianos, ônibus e Vam para o transporte dos alunos.Graças a estes fatores é que Dr. Messias é considerado o melhor prefeito de todos os tempos.
O nono prefeito eleito foi Severino de Sousa Ramos que assumiu em 1º de janeiro de 2001 até 1º de janeiro de 2004. Em seu Mandato foram reformadas as escolas publicas e ao longo dos seus quatros anos de mandato tem se observado uma coleta regular de lixo em toas as ruas, a aquisição de 2 vans para transporte escolar, asfaltamento de algumas ruas totalizando 8 quilomentros (adquiridos pelo governo estadual e federal).
sendo que o prefeito atual de Gov. Archer é o senhor Jakson Valério de Sousa Oliveira,com
sendo que o prefeito atual de Gov. Archer é o senhor Jakson Valério de Sousa Oliveira,com
55,21% 3.277 votos do PT do B Partido Trabalhista do Brasil
55,21% 3.277 votos do PT do B Partido Trabalhista do Brasil
Coligação: A Vontade do Povo É Maior.
Coligação: A Vontade do Povo É Maior.
Em breve voltaremos para contar as obras do nosso atual prefeito...
Hoje conta com uma população de 10,277(dez mil duzentos e setenta e sete) habitantes. Possui uma extensão de 272km ( duzentos e setenta e dois quilômetros quadrados)Localizada no micro região centro maranhense e no micro região de Presidente Dutra. Os limites do município são os seguintes:
Hoje conta com uma população de 10,277(dez mil duzentos e setenta e sete) habitantes. Possui uma extensão de 272km ( duzentos e setenta e dois quilômetros quadrados)Localizada no micro região centro maranhense e no micro região de Presidente Dutra. Os limites do município são os seguintes:
*Seus Limites
Ao norte: Limita - se com o município de Santo Antonio dos Lopes:
Ao norte: Limita - se com o município de Santo Antonio dos Lopes:
Ao Sul: com o município de Gonçalves Dias:
Ao Sul: com o município de Gonçalves Dias:
Ao Leste: Com município de Codó
Ao Leste: Com município de Codó
Ao oeste com o município de Dom Pedro.
Ao oeste com o município de Dom Pedro.
*Religião
A paróquia da cidade foi fundada em 1979, tendo como pároco o Padre Manoel, sendo substituído por Frei Getulio que permaneceu por doze anos, atualmente nossa paroquia é conduzida pelo padre Lamartine Oliveira.
A paróquia da cidade foi fundada em 1979, tendo como pároco o Padre Manoel, sendo substituído por Frei Getúlio que permaneceu por doze anos, atualmente nossa paroquia é conduzida pelo padre Lamartine Oliveira.
Os dias santos que são festejados em nosso município são dois: São Sebastião, que é o padroeiro da cidade e é comemorado no dia 20 de janeiro e são Francisco de Assis que é o padroeiro do povoado Pão de Ouro e é comemorado dia 04 de outubro.
Os dias santos que são festejados em nosso município são dois: São Sebastião, que é o padroeiro da cidade e é comemorado no dia 20 de janeiro e são Francisco de Assis que é o padroeiro do povoado Pão de Ouro e é comemorado dia 04 de outubro.
Dia 10 de outubro é o dia do município o dia em que foi assinado o decreto lei sendo elevado de vila para cidade, ou seja, município independente do município de Dom Pedro ao qual era subordinado.
Dia 10 de outubro é o dia do município o dia em que foi assinado o decreto lei sendo elevado de vila para cidade, ou seja, município independente do município de Dom Pedro ao qual era subordinado.
Simbolo Municipal - A bandeira do município foi criada no ano de 1973, por decreto assinado na Câmara dos Vereadores. Seus idealizadores foram Marinalva de Araújo Soares e Raimundo Nonato Buzar, conhecido por todos pelo apelido de Dinaná, eram residentes em Codó, mas prestavam serviços nesta cidade, ela como secretária de educação e diretora do ginásio Bandeirante e ele como professor na mesma escola.
*Símbolo Municipal - A bandeira do município foi criada no ano de 1973, por decreto assinado na Câmara dos Vereadores. Seus idealizadores foram Marinalva de Araújo Soares e Raimundo Nonato Buzar, conhecido por todos pelo apelido de Dinaná, eram residentes em Codó, mas prestavam serviços nesta cidade, ela como secretária de educação e diretora do ginásio Bandeirante e ele como professor na mesma escola.
As cores da bandeira são: Azul, verde, branca, marrom, amarelo e preto. Seu formato é retangular, com esfera no centro onde se encontra um desenho de uma palmeira, como também o pé de milho e arroz os quais são representados os produtos da região que são arroz, milho e babaçu.
×As cores da bandeira são: Azul, verde, branca, marrom, amarelo e preto. Seu formato é retangular, com esfera no centro onde se encontra um desenho de uma palmeira, como também o pé de milho e arroz os quais são representados os produtos da região que são arroz, milho e babaçu.
{{Referências}}
{{Referências}}



Revisão das 12h59min de 25 de outubro de 2013

Governador Archer
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico archense[1]
Localização
Localização de Governador Archer no Maranhão
Localização de Governador Archer no Maranhão
Localização de Governador Archer no Maranhão
Governador Archer está localizado em: Brasil
Governador Archer
Localização de Governador Archer no Brasil
Mapa
Mapa de Governador Archer
Coordenadas 5° 01' 19" S 44° 16' 15" O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Municípios limítrofes Gonçalves Dias/Dom Pedro e Santo Antônio dos Lopes
Distância até a capital 315 km
História
Fundação 10 de outubro de 1959
Administração
Prefeito(a) Valério[2] (PTdoB, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [3] 450,890 km²
População total (IBGE/2010[4]) 10 205 hab.
Densidade 22,6 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [5]) 0,567 baixo
PIB (IBGE/2008[6]) R$ 30 329,787 mil
PIB per capita (IBGE/2008[6]) R$ 2 966,53

Governador Archer é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2010 é de 10.205 habitantes.

==História A Origem Antigamente o local onde se encontra a cidade de Governador Archer era apenas uma mata fechada, até que fechou o fundador dessa cidade,Manuel Paciência, ele que estava em buscar de terras férteis para o seu plantio, e então encontrou ele essa localidade e começou roçando, construiu uma casa simples para ele e sua família, convidou seus amigos e sua família para virem a morar neste local que ele tinha descoberto,foi então que começou a surgir uma pequena vila que antigamente chamada de Centro do Paciência em homenagem ao primeiro morador, e que ia crescendo cada vez mais a medida que ia chegando novas famílias. Essa cidade era, como já citei, apenas uma vila e que pertencia a cidade de Codó-MA, até que a cidade de Dom Pedro (que também pertencia a Codó) se desmembrou da cidade de Codó e se tornou independente, logo a cidade de Gov. Archer também deixou de ser interior de Codó e passou a pertencer a Dom Pedro. Até que em 1960 o Centro do Paciência (atual Gov. Archer) deixa de ser vila e passa a ser uma cidade autônoma,já tendo aproximadamente 53 anos somente de cidade, e como toda cidade dever ter um prefeito para governar, em Governador Archer não poderia ser diferente.

   *Trajetória Política e suas principais obras
    O primeiro prefeito eleito pelo voto do povo, Antonio Fialho,que tomou posse em 31 de janeiro de 1963 como o cargo de 4 (QUATRO)anos, permaneceu mais 2 (dois) de seu mandato.Suas principais obras foram: Construção da primeira escola do município, Grupo Escolar Aldenora Bello, energia a motor e ponte de madeira ligando Barreiras a Governador Archer.
    O Segundo prefeito  e a primeira prefeita mulher da cidade foi a senhora Raimunda Guimarães Noleto de de Sá, assumindo em 31 de Janeiro de 1969 até 31 de janeiro de 1973.Suas principais obras foram: CAEMA, colegio Pires Sabóia, na sede do município e 02 grupos escolares na zona rural, CAEMA e Ginásio Bandeirantes ( Atual Creche Paraíso das Crianças). 
    O Terceiro prefeito eleito Antonio Livino dos Santos, assumindo em 31 de janeiro de 1977. Suas principais obras foram: calçamento, água canalizada nas principais ruas da cidade e a criação do Grupo Escolar Presidente Costa e Silva( zona Urbana)
    O Quarto prefeito eleito novamente foi Antonio Fialho da Silva que assumiu o poder no dia 31 de janeiro de 1977, governando apenas um ano falecendo em 31 de Março de 1978. Assumindo o mandato o seu sucessor o vice - prefeito Abraão Ferreira de Sousa em 02 de abril de 1978, que teve sua administração apenas 17 meses.  Suas principais obras foram: 4 mil metros de calçamentos, Grupo Escolar Antonio Fialho do povoado Barreiras, um açude e a ampliação da Unidade Escolar Presidente Costa e Silva. O mesmo não chegou ao final do seu governo por motivo de doença afastando - se para tratamento de saúde em 27 de agosto de 1979, e chegando a falecer em 10 de outubro de 1979. Assumindo o mesmo mandato o presidente da Câmara dos vereadores o Sr. Anísio Bento Pereira em 27 de agosto de 1979 governando até 31 de janeiro de 1983 por motivo de dois anos de prorrogação do mandato.
    O quinto prefeito eleito foi Gerson Rodrigues dos Santos, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1983 até 1º de janeiro de 1989, em seu mandato observou - se um grande melhoramento ao município graças a construção da estrada que liga a cidade a BR mais próxima. Suas principais obras foram: Hospital Municipal de Governador Archer, 5 Grupos escolares na zona urbana, grupos  na zona rural, construção do prédio dos correios, aparelho parabólico para transmissão de tv, asfaltamento de Gov. Archer a Barreiras.
    O sexto prefeito eleito foi Dr. Manoel Messias Monteiro da Silva Filho, assumindo o governo em 1º de janeiro de 1989 até 1º de janeiro de 1993, deu continuidade ao desenvolvimento do município com uma administração voltada para educação, saúde e saneamento. Como médico que é, preocupou - se com a saúde pública,  demonstrada na remoção de um açude que era foco de contaminação por estar no centro da cidade e na construção de um matadouro afastado do centro da cidade onde agora é possível abater animais com mais higiene. Dr. Messias também se preocupou com a cultura local instituindo, através de sua esposa Edna Leal, o festejo  Cultural SEMANA FOLCLORICA, que acontece todo ano durante as festas juninas.

Dentre suas principais obras destacam - se o centro de abastecimento municipal (Mercado Novo), O Centro Esportivo Livino dos Santos, duas Creches que estão em pleno funcionário, duas praças eletrificação em dois povoados na zona rural ( Centro da Lagoa e Centro das Canas), um aparelho hospitalar particular, conveniado as SUS, abertura de novas ruas Avenida Maranhão, Rua Livino dos Santos), incentivando o crescimento onde próspera um novo centro comercial.

    O sétimo prefeito eleito foi Antonio Fialho da Silva Filho, assumindo em 1º de janeiro de 1993 até 1º de janeiro 1997.3 praças, ampliação da antiga Escola Costa E Silva e ampliação dos serviços telefônicos.
    O Mandato do Sr. Antonio Filho durou de 1993 a 31 de dezembro de 1996, cujo final foi marcado por um escandaloso desvio de verbas públicas que obrigou a evadir - se da cidade, não podendo assim, passar a faixa de prefeito ao novo apossado, o próprio Dr. Messias que foi novamente eleito.
    O oitavo prefeito eleito  novamente foi Manoel Messias Monteiro da Silva Santos, assumindo o seu mandato em 1º de janeiro de 1997 até 1° de janeiro de 2001, com sua reeleição tornou - se o segundo prefeito a conseguir reeleger - se. Suas principais obras foram: asfaltamento das principais ruas totalizando 12 quilometras de asfalto, criação do movimento IDOSO CIDADÃO, instituição de ensino de II grau Centro Educacional Dr. Manoel Messias, que a administração posterior tentara extinguir, afirmando que tal escola nunca existiu.( sendo uma afirmação totalmente equivocada, pois existe registros que comprovam tal existência), com concessão  junto a Governadora Roseana Sarney, para a construção da escola de "Primeiro Mundo" que se chama Centro de Ensino Roseana Sarney, a aquisição de poços artesianos, ônibus e Vam para o transporte dos alunos.Graças a estes fatores é que Dr. Messias é considerado o melhor prefeito de todos os tempos.
   O nono prefeito eleito foi Severino de Sousa Ramos que assumiu em 1º de janeiro de 2001 até  1º de janeiro de 2004. Em seu Mandato foram reformadas as escolas publicas e ao longo dos seus quatros anos de mandato tem se observado uma coleta regular de lixo em toas as ruas, a aquisição de 2 vans para transporte escolar, asfaltamento de algumas ruas totalizando 8 quilomentros (adquiridos pelo governo estadual e federal).
sendo que o prefeito atual de Gov. Archer é o senhor Jakson Valério de Sousa Oliveira,com

55,21% 3.277 votos do PT do B Partido Trabalhista do Brasil Coligação: A Vontade do Povo É Maior. Em breve voltaremos para contar as obras do nosso atual prefeito... Hoje conta com uma população de 10,277(dez mil duzentos e setenta e sete) habitantes. Possui uma extensão de 272km ( duzentos e setenta e dois quilômetros quadrados)Localizada no micro região centro maranhense e no micro região de Presidente Dutra. Os limites do município são os seguintes:

  *Seus Limites 

Ao norte: Limita - se com o município de Santo Antonio dos Lopes: Ao Sul: com o município de Gonçalves Dias: Ao Leste: Com município de Codó Ao oeste com o município de Dom Pedro.

   *Religião

A paróquia da cidade foi fundada em 1979, tendo como pároco o Padre Manoel, sendo substituído por Frei Getúlio que permaneceu por doze anos, atualmente nossa paroquia é conduzida pelo padre Lamartine Oliveira. Os dias santos que são festejados em nosso município são dois: São Sebastião, que é o padroeiro da cidade e é comemorado no dia 20 de janeiro e são Francisco de Assis que é o padroeiro do povoado Pão de Ouro e é comemorado dia 04 de outubro. Dia 10 de outubro é o dia do município o dia em que foi assinado o decreto lei sendo elevado de vila para cidade, ou seja, município independente do município de Dom Pedro ao qual era subordinado.

    *Símbolo Municipal - A bandeira do município foi criada no ano de 1973, por decreto assinado na  Câmara dos Vereadores. Seus idealizadores foram Marinalva de Araújo Soares e Raimundo Nonato Buzar, conhecido por todos pelo apelido de Dinaná, eram residentes em Codó, mas prestavam serviços nesta cidade, ela como secretária de educação e diretora do ginásio Bandeirante e ele como professor na mesma escola.
    ×As cores da bandeira são: Azul, verde, branca, marrom, amarelo e preto. Seu formato é retangular, com esfera no centro onde se encontra um desenho de uma palmeira, como também o pé de milho e arroz os quais são representados os produtos da região que são arroz, milho e babaçu. 

Referências

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome ibgehist
  2. Resultado Final eleições 2012 no Maranhão. Página visitada em 13/01/2013.
  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  6. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião do Centro Maranhense

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.