Grande Recife Consórcio de Transporte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Setembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano
Tipo Empresa pública
Fundação 2008
Sede Recife, Brasil
Website oficial www.granderecife.pe.gov.br

A Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano é a empresa responsável pelo gerenciamento do transporte por ônibus na Região Metropolitana de Recife.[1] Foi criada a partir da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de Recife. Gerencia atualmente a operação de treze empresas de ônibus, que ofertam serviço em toda a região metropolitana do Recife. São 3 mil ônibus em 394 linhas, realizando aproximadamente 26 mil viagens diárias, acarretando em 2 milhões de passageiros transportados por dia.

História[editar | editar código-fonte]

A EMTU/Recife foi criada pela lei estadual número 7 832, em 6 de abril de 1979, com o objetivo de estruturar, gerenciar e fiscalizar o sistema de transporte metropolitano, efetivamente, em 1980, com uma equipe de oitenta funcionários. Após a extinção da EMTU, foi criado formalmente no dia 8 de setembro de 2008, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, que foi a primeira experiência de consórcio no setor de transporte de passageiros em todo o país[carece de fontes?].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.