Gravitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gravitas é um termo latino que nomeia uma das virtudes prezadas pela antiga sociedade romana.[1] As outras eram a dignitas, a pietas e a iustitia. Gravitas significa literalmente peso, mas veio a adquirir o significado de uma personalidade ética, de seriedade e de apego à honra e ao dever. A mesma palavra deu origem ao termo português gravidade, que em parte compartilha do mesmo significado de seriedade, e também de importância, e adquiriu outro, uma denominação de uma das forças físicas de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros, que mantém o cosmo unido e confere peso aos objetos. Na Grécia Antiga o termo arete tinha mais ou menos a mesma acepção de gravitas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Apuzzo, L.J.; Michael, M.D. (agosto 2006). «Gravitas, Severitas, Veritas, Virtus». Neurosurgery (em inglês). 59 (2): 219. doi:10.1227/00006123-200608000-00001. Consultado em 6 de dezembro de 2016. Arquivado do original em 20 de dezembro de 2016 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Gravitas», especificamente desta versão.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.