Great Western of Brazil Railway

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Great Western)

The Great Western of Brazil Railway Company Limited foi uma empresa ferroviária inglesa que construiu e explorou ferrovias no Nordeste do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Alguns capitalistas ingleses criaram, em Londres, em 1872, uma companhia que se destinava a construir ferrovias no Brasil,[1] espelhando-se na Great Western Railway Company, criada em 1835, e que fazia a ligação LiverpoolBristol a Londres.

Seu funcionamento no Brasil foi autorizado em 1873, quando conseguiu a concessão para construir uma ferrovia em Pernambuco que ligaria o Recife a Limoeiro.[1]

Em 1881 iniciou o funcionamento, com a conclusão do primeiro trecho (Recife–Paudalho). Em 1896 construiu a ferrovia Recife–Caruaru e no início do século XX, arrendou as demais ferrovias do estado. Construiu prolongamentos de linhas já existentes, por exemplo, o trecho entre Tacaimbó e Afogados da Ingazeira na Linha Centro do estado de Pernambuco. Em 1901 ganhou concessão de linhas férreas ligando o Recife a Maceió.[2]

Em 1945 a Great Western possuía mais de 1.600 km de ferrovias, alcançando outros estados do Nordeste. Já em 1951[3] encerrou suas atividades no Brasil,[4][2] sendo sucedida pela Rede Ferroviária do Nordeste, antecessora da Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA).

Transporte[editar | editar código-fonte]

A Great Western fazia o transporte de passageiros e cargas, ajudando a escoar os produtos agrícolas do interior de Pernambuco e do Nordeste.

Em 1953 a sua sucessora, a RFN, adquiriu junto à English Electric treze locomotivas diesel-elétricas do tipo EE RFN, iniciando a dieselização de suas linhas.

Referências

  1. a b Fundaj
  2. a b Estações ferroviárias
  3. Setti, João Bosco, (2008). Ferrovias no Brasil. um século e meio de evolução. Rio de Janeiro: Memória do Trem. ISBN 978-85-86094-09-5 
  4. Estradas de ferro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]