Grou-da-manchúria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaGrou-da-manchúria
Grus japonensis

Grus japonensis
Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Gruidae
Subfamília: Gruinae
Género: Grus
Espécie: G. japonensis
Nome binomial
Grus japonensis
(Müller, 1776)

O Grou da Manchúria ou Grou Japonês (Grus japonensis) desapareceu de parte considerável de sua região de origem.


Ao contrário das outras espécies de aves, o casal de grous é muito fiel um ao outro, até a morte. Na primavera e no verão estes animais/estas aves vivem na Sibéria, onde a fêmea põe dois ovos a cada ano, mas só um filhote vai sobreviver. No outono eles migram para os lugares mais quentes da Ásia (Manchúria, Japão, Coréia); preferem os pantanais onde podem encontrar comida abundante (ratos, rãs, sapos, insetos grandes e também sementes, folhas e galhos). Os grous-da-Manchúria são aves grandes e medem aproximadamente 1 metro, com o corpo branco, o pescoço e as asas pretos e têm uma mancha vermelha na cabeça. Muitos pintores japoneses foram inspirados por estas aves para pintar seus quadros. Estas aves elegantes e muito bonitas correm perigo de extinção; existem somente 2700 grous na natureza. Por isso foi desenvolvido um projeto pelo National Aviary de Pittsburgh em que os jardins zoológicos americanos presenteam ovos de grous, que serão levados para a Rússia serem chocados na reserva natural de Khinganski e depois os filhotes serão soltos na natureza. No curso de dez anos (1995-2005) foram enviados 150 ovos. Este é um dos raros exemplos em que o homem tenta ajudar a natureza!


Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Grus japonensis in flight at Akan International Crane Center.jpg