Grupo São Geraldo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São Geraldo
Razão social Cajuína São Geraldo Ltda.
Slogan O sabor do nordeste!
Indústria Alimentos
Fundação 1976[1]
Fundador(es) José Amâncio de Sousa
Destino expandir suas vendas para todo o Brasil e outros países.
Sede Juazeiro do Norte, Ceará,  Brasil
Empregados cerca de 450
Produtos Refrigerantes marca São Geraldo, sabores: caju,

guarana, uva.
Água Mineral Marca São Geraldo – Fonte Padre Cícero

Website oficial www.portalsaogeraldo.com.br

O Grupo São Geraldo é uma empresa que produz refrigerantes e água mineral com sede na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Seu principal produto é o refrigerante de caju extraído da própria fruta.

História[editar | editar código-fonte]

A marca São Geraldo é uma referência ao santo italiano São Geraldo, e surgiu na década de 30, com o senhor José Geraldo da Cruz, que detinha uma pequena fábrica de bebidas alcoólicas que produzia vinhos compostos de frutas, tais como: caju, jurubeba e jenipapo.

No início da década de quarenta, a fábrica é vendida ao senhor Luciano Teófilo de Melo, tendo suas atividades continuadas e implementadas com novos produtos: Vinagre, Conhaque e Aguardente – composta de Hortelã.

Em 1946, José Amâncio de Sousa, ainda jovem, começa a integrar o quadro de funcionários do senhor Luciano Teófilo e já em 1948, dois anos depois, torna-se proprietário deste empreendimento, tendo como razão social José Amâncio de Souza.

A década de cinqüenta foi marcada pela aquisição dos primeiros maquinários (todos manuais), pelo ingresso dos irmãos Francisco de Sousa e Tarcila de Sousa, mais precisamente em 1957, e pelo início da fabricação do primeiro refrigerante – O Guaraná Brasil – um refrigerante à base de guaraná que foi produzido até a década de 70.

Com a chegada da energia elétrica na região, em 1962, novos equipamentos foram adquiridos, semi-automáticos, dando um novo impulso à produção. Nesse mesmo ano, é lançada a Cajuína São Geraldo, que mais tarde, com a regulamentação da legislação brasileira de bebidas, foi classificada como Refrigerante de Caju.  Em 1976, é criada a razão social Cajuína São Geraldo Ltda.

Em 1987 a fábrica é deslocada do centro da cidade para novas instalações, na avenida Pe. Cícero, triângulo Crajubar. Dois anos se passaram e testes realizados na água utilizada na produção do refrigerante, tiveram como resultado água mineral, culminando no processo de concessão de lavra e autorização para envase de água mineral, surgindo então, em 1998, a São Geraldo Águas Minerais Ltda.

Paciência, força de vontade, negociação, visão de futuro, determinação e disciplina foram a chama que, nos anos noventa,  impulsionaram o nosso crescimento. Grandes investimentos foram efetuados na aquisição de equipamentos com grande capacidade produtiva, gerando uma maior participação de mercado e abrindo novas oportunidades, tal como a parceria com a Cadbury, empresa multinacional, que no modelo de franquia, nos possibilitou engarrafar, durante 12 anos, o refrigerante da marca Crush. Essa nos conduziu a um processo de qualidade de padrões internacionais.

A chegada deste século trouxe novos desafios: tecnologia da informação, expansão comercial, responsabilidade sócio-ambiental, e, sobremaneira, valorização e educação do ser humano como diferencial para a obtenção do sucesso da nossa jornada.

Produtos[editar | editar código-fonte]

O principal produto da empresa é o refrigerante com sabor de caju, sendo este produzido com a própria fruta. A matéria prima é comprada no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Além do refrigerante de caju, atualmente a empresa trabalha com os seguintes sabores de refrigerantes com a marca São Geraldo, em embalagens de vidro de 600 ml, e embalagens PET de 250 ml, 1 litro e 2 litros:

  • guarana
  • uva

Na linha de água mineral, a empresa comercializa o produto em embalagens de 500 ml, 1,5 litros e 20 litros.[2][3]

Referências

  1. «Cajuina Sao Geraldo LTDA». Infoplex. Consultado em 10 de fevereiro de 2017. 
  2. DIÁRIO do Nordeste. Sabor regional com tradição 26/3/2008. Disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=523233 Acessado em: abril de 2010.
  3. PORTAL São Geraldo. História. Disponível em: http://www.portalsaogeraldo.com.br Acessado em: abril de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.saogeraldo.ind.br/