Saltar para o conteúdo

Grupo SulAmérica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
adicionei um link para colocar os vendedores do plano de saúde sulamérica
Linha 48: Linha 48:
== Ligações externas ==
== Ligações externas ==
* {{Link||2=http://www.sulamerica.com.br/ |3=Página da SulAmérica Seguros}}
* {{Link||2=http://www.sulamerica.com.br/ |3=Página da SulAmérica Seguros}}
* [http://www.planodesaude.net.br/sulamerica/vendedores/brasilia-df Vendedores do SulAméria em Brasilia]


{{Seminterwiki|data=agosto de 2010}}
{{Seminterwiki|data=agosto de 2010}}

Revisão das 20h08min de 2 de maio de 2014

Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro.

O Grupo SulAmérica é um dos maiores grupos brasileiros de seguros.

História

O século XIX

A história do grupo remonta à fundação da Sul América Companhia Nacional de Seguros de Vida, em dezembro de 1895, pelo empreendedor D. Joaquim Sanchez de Larragoiti, para operar no segmento de vida, no mercado brasileiro.

Dois anos mais tarde, em 1897, a companhia fundava a sua primeira sucursal no exterior, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

A República Velha

No início do século XX, com a aquisição em 1913 da Anglo Sul Americana, Sociedade de Seguros e Resseguros Terrestres e Marítimos (posteriormente denominada como Sul América, Terrestres, Marítimos e Acidentes), a companhia iniciou a sua atuação nos ramos de seguros terrestres e marítimos em onze capitais brasileiras, acompanhando o desenvolvimento industrial e urbano então vivido pelo país.

À época da Primeira Guerra Mundial, em 1918 a empresa inovou com o lançamento do Seguro de Sócios, Patrões e Empregados, o primeiro produto de seguro de Vida em Grupo no mercado brasileiro.

Posteriormente, na década de 1920, a companhia lançou novos produtos: os Seguros de Automóveis, de Acidentes Pessoais e o Sistema de Capitalização. À época da grande depressão, iniciada com a crise de 1929, e que se refletiu também na economia brasileira, essa diversificação de atividades foi determinante para superar as dificuldades. Desse modo, a empresa doou recursos para as obras de fornecimento de água à cidade do Rio de Janeiro já em 1933.

Da década de 1940 à de 1980

A década de 1940 assistiu a várias inovações por parte da empresa, iniciando-se pela introdução, no país, do ramo de Seguro de Responsabilidade Civil (1940), e prosseguindo com a ampliação da sua ação social, marcada pela campanha pela erradicação da difteria e pela distribuição de lucros aos seus funcionários (1944). Ainda nessa década, a empresa iniciou investimentos na construção de conjuntos residenciais e moradias populares.

A atuação da empresa na década de 1950 iniciou-se de forma marcante, com a construção do Hospital Larragoiti (1951), posteriormente doado à comunidade: o atual Hospital da Lagoa. A década seria marcada ainda por uma extensa reforma administrativa visando adequar a empresa ao seu porte de grande empresa (1958).

Com o advento do Movimento de 1964 no Brasil, a Lei nº 4.594, alterou a estrutura de comercialização de seguros no país, substituindo a figura da Seguradora pela figura do Corretor de Seguros. Ainda nessa década, foi criado um novo símbolo para a empresa, que posteriormente serviria de base para a logomarca do Grupo.

Na década de 1970, o Grupo iniciou as suas atividades no ramo de Seguro Saúde, e, em 1977 firmou parceria com a empresa alemã Gerling Konzern, vindo a constituir a Gerling Sul América S.A. Seguros Industriais para atuar nesse segmento.

As décadas de 1980 e de 1990

A década de 1980 iniciou-se com a criação da Sul América Serviços Médicos, seguida, em 1987 pela Sul América Previdência Privada S.A. e, em 1989 pelo produto Seguro Sul América Saúde, o primeiro de seu gênero no país. No mesmo ano foi lançado, também de modo pioneiro, o Serviço de Assistência 24 Horas para veículos.

A história do Grupo, na década de 1990, foi marcada por novas associações e inovações:

  • 1994 – criação da BRASILPREV marcou a parceria com o Banco do Brasil, na comercialização de planos de Previdência Privada, permitindo à Seguradora utilizar, como canal de vendas, a maior rede bancária do país.
  • 1995 – a SulAmérica assumiu a liderança do mercado brasileiro de Seguro Saúde. O sucesso da parceria com o Banco do Brasil conduziu à criação das empresas BrasilCap (planos de Capitalização), BrasilSaúde (Seguro Saúde) e BrasilVeículos (Seguro de Veículos).
  • 1996 – fundação da Sul América Gestão de Ativos (atual Sul América Investimentos), com atuação na administração de recursos de terceiros. Neste ano foram adquiridas, do Grupo Arbi, as Seguradoras Santa Cruz Seguros S.A. e Itatiaia Seguros S.A..
  • 1997 – constituição, junto com mais quatro empresas Seguradoras, da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação, pioneira no país na operação exclusiva de Seguros de Comércio Exterior. No mesmo ano, a SulAmérica constituiu uma "joint-venture" com a empresa estadunidense Aetna Inc., líder no segmento de Seguro Saúde em seu país, fundando a Sul América Aetna, com foco nos segmentos de Seguros de Saúde, Vida e Previdência Privada.
  • 1998 – a parceria com a Aetna permitiu o lançamento do cartão Sul América SOS USA, com o qual o Segurado passava a ter direito ao atendimento de urgências e de emergências na rede referenciada Aetna, em todo território estadunidense. Nesse ano, a SulAmérica remodelou o seu atendimento via Internet, ampliando a sua oferta de informações e serviços, e desenvolveu o portal NAC On-line, voltado exclusivamente para os corretores de seguros, como uma ferramenta de apoio na comercialização dos produtos SulAmérica.
  • 2000 – lançamento da revista Sul América On-Line, um periódico dirigido a corretores, funcionários, colaboradores e prestadores de serviço, que enfoca o impacto dos avanços tecnológicos, em especial da Internet, no dia-a-dia dos profissionais de seguros.

O século XXI

O advento do século XXI foi marcado pela parceria do Grupo com o ING Group, um grupo financeiro holandês. Em 2002 este adquiriu a área internacional e de administração de finanças da estadunidense Aetna, assumindo desse modo 49% das ações da Sul América Aetna. Desse modo, em 2003, a SulAmérica e o ING apresentaram ao mercado a logomarca de sua associação. Nesse ano, em julho, iniciou-se a operação do novo site da companhia, redesenhado de modo a facilitar a navegação, e foram lançados dois novos produtos de Previdência complementar: o PGBL e o VGBL.

Em 2004 a parceria com o ING resultou no lançamento do SulAmérica Previdência Empresa Simplificado, um novo produto voltado para as micro, pequena e média empresas. Nesse ano, a SulAmérica Investimentos ficou entre as dez instituições financeiras do país que mais captaram no mercado, com um crescimento acima da média.

No ano de 2005 a parceria lançou um novo produto financeiro, o SulAmérica Consórcio, oferecendo planos para aquisição de imóveis, caminhões e automóveis. O ano foi marcado ainda pela criação da Universidade Corporativa da SulAmérica (UNIVERSAS), um canal virtual de treinamento focado no aprimoramento de competências profissionais dos funcionários e dos corretores do Grupo SulAmérica.

Mais recentemente foi fundada a rádio SulAmérica Trânsito FM em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, estando projetado para 2009 a mudança das instalações de sua sede histórica no centro do Rio de Janeiro para um complexo de edifícios inteligentes no bairro da Cidade Nova, próximo ao Teleporto do Rio de Janeiro.

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Grupo SulAmérica