Gustavo de Castro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Gustavo de Castro foi um matemático português que introduziu diversas disciplinas matemáticas e os primeiros computadores no país, tendo criado o primeiro centro de Cálculo Automático.

Gustavo de Castro licenciou-se em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 1942. Foi bolseiro da Universidade de Paris (1946-1948), onde dirigiu, dois anos, o Grupo de Estudos de Probabilidades da Corporação dos Estudantes (por sugestão do Prof. Maurice Fréchet) e terminou o curso do Institut de Statistique (obtendo a primeira classificação de 1948).

Foi introdutor de novidades: Estatística, Teoria dos Jogos, Computadores (tendo criado o primeiro Centro de Cálculo Automático)[1], Teoria Matemática da Informação, Investigação Operacional e Otimização Matemática, Cibernética, Mecânica Cibernética, Mecânica Aleatória, Biomatemática; no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na Direcção de Telecomunicações e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi autor de uma dezena de livros e numerosas memórias. Foi matemático do LNEC, professor de Biomatemática na Faculdade de Medicina de Lisboa e director do Seminário de Cibernética na Direcção Gertal de Telecomunicações. Fez numerosas conferências, seminários, cursos de pós-graduação -- no LNEC, em faculdades e sociedades cientificas.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Introdução à Teoria das Probabilidades
  • Teoria da Diagnose ou do Screening Binário
  • Sobre a História da Algebra
  • A Quantidade de Informação
  • Nós e os Génios
  • Note on differences of Bernoulli and Poisson variables[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Introdução à Teoria das Probabilidades, Colecção Saber, 168, Publicações Europa-América
  2. Castro, Gustavo de. "Note on differences of Bernoulli and Poisson variables." Portugaliae mathematica 11.4 (1952): 173-175. <http://eudml.org/doc/114711>.