Hídron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de H+)
Ir para: navegação, pesquisa

Hídron (português brasileiro) ou hidrão (português europeu) é o nome recomendado pela IUPAC ao cátion hidrogênio, H+, às vezes chamado apenas por próton (de maneira inadequada, dados os isótopos de hidrogênio) ou hidrogênion.

Hídron é o nome dos íons hidrogênio positivos sem considerar sua massa nuclear, ou seja, dos íons positivos formados a partir do hidrogênio natural (sem ser submetido a separação isotópica).

Tradicionalmente, o termo "próton" foi e segue sendo muito usado no lugar de "hídron"; entretanto, tal uso é tecnicamente incorreto, pois uns 99,999% dos núcleos de hidrogênio natural são prótons; o restante são deutêrons e, mais raramente, trítons, respectivamente, as variedades de núcleos de isótopos de hidrogênio em que o próton está acompanhado de um ou dois nêutrons. Em outras palavras, tanto o próton, quanto o dêuteron quanto o tríton são hídrons.[1]

O termo hídron foi definido primeiramente pela IUPAC em 1988.[2][3]

A forma hidratada do cátion hidrogênio é o íon hidrônio, H3O+(aq), pois em meio aquoso os prótons não podem existir de modo isolado.

Ao contrário, o íon hidrogênio com carga negativa, H-, é o íon hidreto.

Variedades específicas de hídron[editar | editar código-fonte]

  • Próton, com o símbolo p, p+ ou ¹H+, que se refere somente ao íon +1 do prótion ou hidrogênio-1, ¹H.
  • Deutéron, com o símbolo ²H+ ou D+, que se refere ao íon +1 do deutério, ²H ou D, e que é formado por um próton e um nêutron.
  • Tríton, com o símbolo 3H+ ou T+, que se refere ao íon +1 do trítio, 3H ou T, e que é formado por um protón e dois nêutrons.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Luiz Cláudio de A. Barbosa; Sistema para a Representação Simbólica de Mecanismos de Reação (Recomendações 1988); Química Nova 17(1) (1994) - quimicanova.sbq.org.br
  2. International Union of Pure and Applied Chemistry. "hydron". Compendium of Chemical Terminology Edição da internet.
  3. Bunnet, J.F.; Jones, R.A.Y. (1968). «Names for hydrogen atoms, ions, and groups, and for reactions involving them (Recommendations 1988)» (PDF). Pure Appl. Chem. 60 (7): 1115–6. doi:10.1351/pac198860071115