HT editor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tela de modo do HT Editor

O HT Editor, ou HTE, é um programa de computador utilizado para ver e modificar informações em arquivos de texto, arquivos binário e principalmente executáveis.[1] Ele tem versões tanto para sistema Windows quanto para Linux.

O software é uma ferramenta de linha de comando com uma interface TUI (Text-based User Interface). Pode ser usado como um editor de texto, editor hexadecimal e até mesmo para modificar o código de executáveis em código de máquina enquanto visualiza as instruções em Assembly.

Nele é apresentado várias informações sobre os executáveis como as informações do cabeçalho, seções e até mesmo o disassembly do programa.

Uso em engenharia reversa[editar | editar código-fonte]

HT Editor em modo de visualização da imagem do executável.

O software é principalmente utilizado com foco em engenharia reversa. Além de poder ser utilizado para obter informações importantes sobre o executável, também é possível de se modificar o código do mesmo de maneira mais prática do que um editor hexadecimal. Já que este exibe o disassembly das instruções permitindo assim saber melhor o que está fazendo do que se somente visse bytes em hexadecimal.[2] Além de também permitir modificar informações do cabeçalho e das seções do executável.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências