Saltar para o conteúdo

Habbo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Atualização nas abas de moderação
é verdade o que eu escrevi
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Editor Visual
Linha 29: Linha 29:
}}
}}


O Jogo Hbbo tem um grande virus.
O '''Habbo Hotel''', ou '''Habbo''' nome pelo qual é mais conhecido, é uma [[comunidade virtual]] na forma de hotel para maiores de 13 anos.<ref name="jogos.uol" /> Atualmente existem "hotéis" em 31 países<ref name="economico.sapo" /><ref name="nosgeeks">{{citar web |url= http://www.nosgeeks.com.br/habbo-hotel-disponibiliza-novo-mascote-aos-usuarios.html|título= Habbo Hotel disponibiliza novo mascote aos usuários|acessodata= 24 de outubro de 2010|autor= Nós Geeks|data= 24 de outubro de 2010}}</ref>, com 178 milhões de personagens registrados<ref name="economico.sapo" /> (sendo mais de 28 milhões somente na versão em português)<ref name="economico.sapo" />, aproximadamente 9,5 milhões de visitantes por mês <ref name="economico.sapo" /> e 800 mil novos utilizadores por mês.<ref name="economico.sapo" />

O habbo de número 100 milhões foi criado em junho de 2008<ref name="cem_milhoes">[http://www.habbo.com.br/community/competitions/280-voce-consegue-contar-ate-milhoes Mensagem comemorativa na comunidade PT/BR]</ref> e o habbo de número 200 milhões foi criado em janeiro de 2011.<ref>{{citar web
|url=http://www.habbid.com.br/noticias/habbo-atinge-200-milhoes-de-registros/15757 |titulo=Habbo atinge 200 milhões de registros · Habbid
|publicado=Habbid |acessodata=[[28]] de Janeiro de [[2011]]}}</ref> No hotel lusófono, o número de um milhão de habbos foi atingido em 10 de outubro de 2006.<ref>{{citar web |url=http://www.habbo.com.br/articles/20-milhao-de-habbos |título=1 milhão de Habbos |acessodata=4 de novembro de 2011 |data=10 de outubro de 2006 |publicado=Habbo}}</ref>

Em 4 de novembro de 2009, o Antigo Habbo foi desativado, sendo substituído completamente pelo Novo Habbo.<ref>{{citar web |url=http://www.habbo.com.br/articles/1812-hora-da-demolicao |título=Hora da demolição |acessodata=4 de novembro de 2011 |data=3 de novembro de 2009 |publicado=Habbo}}</ref><ref>{{citar web |url=http://www.habbo.com.br/articles/1795-adeus-mao-gigante |título=Adeus, Mão Gigante! |acessodata=4 de novembro de 2011 |data=30 de outubro de 2009 |publicado=Habbo |citação=É através desta Notícia que devo informar a todos que a nossa querida Mão Gigante não vai mais existir em pouco tempo. Ela, assim como o Antigo Habbo, ficarão pra sempre em nossas memórias, mas darão lugar ao Novo Habbo, onde muitas surpresas nos aguardam.}}</ref> Uma coleção de mobis que jamais seria vendida novamente foi lançada especialmente para a extinção.<ref>{{citar web |url=http://www.habbo.com.br/articles/1796-em-memoria-do-antigo-habbo-hotel |título=Em memória do Antigo Habbo Hotel |acessodata=4 de novembro de 2011 |data=30 de outubro de 2009 |publicado=Habbo}}</ref>


== História ==
== História ==

Revisão das 14h19min de 20 de fevereiro de 2014

Habbo
Habbo
Nomes anteriores Hotel Kultakala[1]
Mobiles Disco
Requer pagamento? Não
Gênero Comunidade virtual
Cadastro Público
País de origem  Finlândia
Idioma(s) Inglês
Português
Espanhol
Lançamento Finlândia Agosto de 2000[2]
Reino Unido Janeiro de 2001

Japão 2004
Estados Unidos Setembro de 2004[3]
Brasil Fevereiro de 2006[2][1]
Portugal Março de 2006
Turquia Junho de 2012

Desenvolvedor Sulake
Endereço eletrônico http://www.habbo.com.br

O Jogo Hbbo tem um grande virus.

História

Supõe-se que as origens do Habbo sejam o Mobiles Disco, um projeto hobby criado pelo designer criativo Sampo Karjalainen e pelo tecnólogo Aapo Kyrölä para uma banda finlandesa, uma sala de conversa virtual funcionando com a tecnologia criada por Aapo, Aapo's Fuse. Após serem contratados para criar um jogo virtual com chat chamado Lumisota (Snow Wars) para uma ISP finlandês, Elisa, eles foram contratados para outro projeto. Eles desenvolveram Hotelli Kultakala (eng. Hotel Goldfish) com uma pequena equipe de desenvolvedores e ele foi lançado em agosto de 2000 na página do ISP.

Aapo, Sampo e Dee Edwards, um empreiteiro do Reino Unido, quiseram criar um negócio internacional baseado no conceito de hotel virtual.Então levantaram financiamento e começaram a trabalhar no plano em Outubro de 2000. No final de janeiro de 2001, o Habbo Hotel foi lançado em modo beta. O novo hotel foi lançado oficialmente algumas semanas depois, voltado para o mercado adolescente, já com sistema de pagamento e vendas, funcionando em um HQ em Londres. Ele tinha um novo sistema de créditos e comunidade e recursos segurança. O próximo hotel foi lançado na Suíça alguns meses depois, em quatro línguas. Desde então se expandiu para 31 países em 5 continentes, incluindo Hotelli Kultakala na Finlândia, que foi feito dentro de um Habbo Hotel e foi investido por capitalistas de risco.

Ao longo dos anos, o Habbo mudou seu visual e sua aparência como site, tendo a última ocorrida em julho de 2009.

Em agosto de 2007, a comunidade chinesa do Habbo foi fechada temporariamente, sendo esta a primeira vez que um site Habbo foi fechado. O mercado chinês desafiador e os elevados custos operacionais levaram à decisão de fechar o serviço. Clientes na China foram redirecionados para outras comunidades Habbo. Em dezembro de 2008, a comunidade Habbo da Rússia anunciou que iria fechar em fevereiro de 2009 como resultado de baixos números. Aqueles no site com "mobis" (mobília virtual que pode ser utilizada para mobiliar os quartos do hotel, que são compradas com o uso de Habbo Moedas ou Moedas, que podem ser trocadas por dinheiro real dado a Sulake) foram informados de que eles deverão receber códigos de crédito para uso na comunidade Habbo dos E.U.A..

No final de maio de 2009, foi aberta uma nova versão do Habbo para alguns Habbos testarem antes de ser usada oficialmente. Na nova versão do Habbo, o cliente utiliza Flash em vez de Shockwave, e a interface do Hotel foi alterada.

Em Janeiro de 2010 foi anunciado que todos hotéis de origem anglo-saxônica iriam se fundir, com término em abril de 2010.

No Website

Muitas atividades e recursos estão disponíveis no site do Habbo e não aparecem no Hotel propriamente. A seção de comunidade do site apresenta notícias atualizadas regularmente e eventos sobre o serviço. Salas de bate-papo recomendadas, páginas de grupos e usuários populares e etiquetas interessantes ao usuário também são acessíveis a partir do site. O site já teve mais de cinco diferentes versões. Nos últimos três anos, o site se tornou mais integrado ao Hotel. Antes de 2006 os usuários efetuavam login no Hotel, agora efetuam pelo site, que os liga ao Hotel. O site fornece informações sobre o balanço dos créditos do usuário, grupos, salas e até amigos.

Páginas de Usuário

Esta é uma funcionalidade que permite aos utilizadores personalizar sua própria página web que é exibida no site, coloquialmente chamada Habbo Home. A página web pode ser acessada de dentro do hotel, e permite a interação do usuário com a página inicial do usuário, bem como a interação dentro do hotel. As páginas web são exibidas com a aparência avatar do usuário caráter e missão. Os usuários podem personalizar a sua página web com uma seleção de colantes, etiquetas e fundos, podendo vários destes serem comprados com créditos para acrescentar à pequena gama padrão de recursos.

Grupos

Grupos são "clubes" especiais que os usuários podem fazer parte. Eles tem um formato similar ao das páginas de usuário. Enquanto os usuários podem participar de um grupo gratuitamente, uma taxa de dez créditos deve ser paga caso algum usuário queira criar seu próprio grupo. Nos grupos, os donos podem mudar o emblema (uma pequena imagem para simbolizar o grupo), personalizar a página, dar/tirar direitos de administrador (a habilidade de mudar o emblema, mudar a página, expulsar membros, dar/tirar outros direitos de membros, etc.) de membros, apagar/alterar tópicos do fórum, ou alterar informações do grupo, como a URL, o nome do grupo, a descrição do grupo, e também a habilidade de fazer o grupo exclusivo ou disponível para qualquer um. Os usuários podem participar de até 50 grupos.

Fóruns

Nos grupos, há fóruns de discussão, aonde os usuários podem postar vários tópicos e temas. Para poder postar nestes fóruns, os usuários necessitam antes confirmar o endereço de e-mail. Os usuários podem teoricamente postar qualquer coisa que desejarem. Uma vez que muitas pessoas passaram a criar spam nos fóruns, foi incluído no Habbo um sistema de "código de segurança", onde os usuários devem digitar uma sequência de caracteres gerada aleatoriamente (ex. jsiqnsp) antes de salvar a mensagem, para evitar o spam. Os Fóruns de grupos foram removidos em 2012 durante o The Great Mute e retornaram apenas no começo em 2013, más infelizmente muitos usuários fizeram mal uso da ferramenta como consequência fora removida do hotel e não se sabe se existe possibilidade de retorno.

Barra de Ferramentas

Os usuários podem também baixar a barra de ferramentas Habbo. A barra de ferramentas da comunidade Habbo permite aos usuários saber o que está acontecendo no Habbo, até quando não estão lá. Produzida por Conduit (em inglês), a barra de ferramentas da comunidade permite aos usuários ver suas mensagens, amigos, notícias e links para grupos.

Moeda

Há dois tipos de moedas no jogo. Habbo Moedas (ou Moedas apenas) que são usadas para adquirir mobis (mobília) do catálogo e Duckets, que servem, principalmente, para a alugação de mobs. Antes existia os pixels, mas foram desativados e poucas pessoas tem mobs de pixels hoje em dia.

Habbo Moedas

As Habbo Moedas, podem ser compradas usando uma variedade de diferentes serviços, como cartão de crédito, telefone, adesivos, LAN house, torpedo SMS, entre outros. Elas também podem ser convertidas em Habbo Câmbios, que são representações das Moedas em forma de mobis, muito úteis para trocas com outros usuários (outros Habbos), por poderem ser retransformados em Moedas a qualquer momento. Os habbos (usuários) podem também fazer parte do Habbo Club (normalmente citado como HC apenas), que é uma assinatura premium paga com as Habbo Moedas. Os recursos disponíveis para quem faz parte são: emblemas novos, novos visuais para seu habbo, novos modelos de quartos disponíveis e um mobi exclusivo para membros do HC/VIP a cada mês.

Pixels

Os Pixels foram introduzidos em novembro de 2008. Diferentemente das Habbo Moedas, eles não são comprados com dinheiro de verdade, e não podem ser trocados de forma alguma. Eles são dados quando o habbo completa alguma conquista, realiza tarefas ou passa um tempo no hotel. Eles foram usados para comprar efeitos para o habbo, alugar mobis especiais e comprar mobis básicos (Mobis Novato). Em 25 de junho de 2012, eles foram retirados mundialmente.[4]

Duckets

Os Duckets foram introduzidos em fevereiro de 2013. São tidos como os substitutos dos pixels. Com eles se pode alugar mobs HC, colocar novos papéis de parede e pisos no quarto e comprar um gatinho. São ganhos, no mínimo, 15 duckets por dia, assim que se loga no hotel, podendo-se conseguir mais de 40, dependendo-se de quanto tempo o usuário fica dentro do jogo por dia. O máximo de duckets que se pode conseguir é 650, que, se não forem gastos pelo jogador, o mesmo deixa de receber duckets.[5] [6]

Direção e Moderação

Há 18 ramos de escritório globalmente operados por empregados da Sulake; esses ramos de escritório são o local de trabalho dos operadores Sênior do Habbo local - Essas equipes geralmente incluem um "Gerente", ou Administrador de Conteúdo, que supervisiona a comunidade como um todo, enviando boletins informativos, criando competições, e gerenciando o conteúdo do site; um Administrador de Comunidade, que é responsável pela moderação e orientação em toda a comunidade virtual, através da gestão de Moderadores de jogo e um Administrador de País, que controla o lado comercial da comunidade, como vendas, finanças e administração.

A equipe de escritório também consiste de equipe de suporte ao cliente, que responde às perguntas enviadas através de formulários de contato pelos usuários; e designers gráficos que criam a vasta quantidade de imagens pixelizadas usadas tanto dentro do jogo quanto no site da comunidade.

Existe moderação automática no filtro de linguagem do Habbo, o "Filtro Bobba", que substitui o texto ofensiva pela simples palavra "bobba". A substituição se aplica a qualquer coisa de médio a altamente ofensivo, seja palavras, frases e também sites. Desta forma, o filtro auxilia na moderação do Habbo. Uma funcionalidade adicionada em 27 de fevereiro de 2008 permite que os usuários liguem ou desliguem o Filtro Bobba. Com o filtro desligado, porém, o habbo não pode reportar aos moderadores nenhum outro usuário que estiver usando linguagem ofensiva.

Moderadores, Guardiões & história

De agosto de 2000 até 31 de dezembro de 2005, existiu um programa para usuários experientes de cada comunidade Habbo para que se tornassem Hobbas. Hobbas eram moderadores voluntários não-pagos com poderes limitados que agiram como "guias do hotel". O programa foi suspenso pela Sulake devido a graves problemas de segurança e rápido crescimento da comunidade Habbo. Foi decidido que o Habbo precisava de uma equipe de moderação mais forte e treinada, que seriam empregados da Sulake. Em 2012 a Sulake lançou um programa chamado Guardiões, uma reformulação limitada dos Hobbas que são jogadores que após cumprirem um percusso de talentos e se tornarem guias experientes e desbloqueiam a ferramenta de processar denuncia de intimidação. Eles tem o direito de banir do quarto e deixar mudo por 15 minutos, para banir um jogador necessita de uma votação feita com 5 Guardiões que decidem se o usuário se comportou bem ou mal.

Habbo Club

O Habbo Club era o antecessor do Habbo VIP. Tem menos recursos, como roupas e acessórios. Custava 15 Habbos Moedas. O preço foi diminuído após o lançamento do Habbo VIP (antes custava 20 moedas).

Quando o Habbo adere aderia HC tinha direito a escolher um presente no Catálogo, como o Sofá HC. Também recebia de graça um emblema HC (com o número de meses que já tem o HC), o emblema é de cor dourado,preto e branco.

Foi extinto em 30 de novembro de 2011, deixando apenas o Clube Vip disponível.[7] Todos os usuários que assinavam o HC automaticamente tornaram-se VIP.[7] Em 2013 o Habbo Club volta a existir e substitui o VIP Club, agora extinto. [8]

VIP

Sucessor do Habbo Club, chegou em 2010 em todos os hotéis, com novas mobílias, roupas, rostos (nomeadamente com barba), novos modelos de quarto, cabelos (com cores fora do normal) e acessórios. Tem opção de customizar o quarto, tirando as paredes e/ou engrossando o chão. O preço do VIP é mais caro do que o Habbo Club, custando 25 habbo moedas o mês, mais em seguida com a extinção do Habbo Club, o vip passou a custar 20 habbo moedas o mês.

Igual ao HC, o Habbo também recebe um sofá como prémio por se associar e um emblema preto e branco (com o número de meses que já tem o VIP). Deixa de existir em 2013, com a volta do Habbo Club. [9]

Recepção

Em novembro de 2001, The Daily Telegraph listou Habbo como um dos 10 maiores sites de bate-papo e conversa instantânea, descrevendo-o como tendo "grande procura" e "sendo popular entre os adolescentes". Em 2005 e 2006, o Habbo da Austrália recebeu O Prêmio Web Online da NetGuide por ser "o melhor site para crianças e adolescentes". Em setembro de 2006, a Sulake ganhou a competição da Deloitte entre os 50 mais rápidos.

Balões de Fala

Pessoas usando traje parecido aos disponíveis no Habbo Hotel em um protesto. Anthrocon 2007.

Os balões de fala são um modo de um usuário se comunicar diretamente com os outros, sendo o meio mais utilizado pelos jogadores. Através deles se pode inserir emoticons, que se transformam em expressões no personagem. Em outubro de 2012 foram criados os balões de fala coloridos, os quais só VIPs poderiam utilizar.[10] São balões com formas de bichinhos, enfeites e coloridos de diversas cores. A partir de 17 de junho de 2013 alguns balões coloridos foram disponibilizados para os usuários que não são HC.[11]

Controvérsias

Este ambiente é um palco fácil para spamming, roubos de identidades[12][13] Na hora de cadastrar a conta até tem local para maiores ou menores, mas basta a criança de qualquer idade sem orientação dos pais dar seu clique conseguindo fazer conta no jogo.[14] Mas algo que acontece é a pedofilia dentro do ambiente as crianças e adultos jogam o mesmo ambiente.[15]

  • Novembro de 2007: um holandês de 17 anos foi preso após roubar mobília virtual no valor de €4000. Cinco rapazes de 15 anos também foram interrogados.[16]

No entanto, a empresa Sulake promove marketing para ajudar se proteger e assuntos relacionados ao aquecimento global.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Habbo

Referências

  1. a b Económico; Sapo.pt (23 de outubro de 2010). «Como Second Life e Habbo Hotel resistem às redes sociais». Consultado em 18 de novembro de 2010 
  2. a b Uol Jogos; UOL (23 de setembro de 2010). «Habbo Hotel ganha nova versão do jogo "Battle Ball" em 24 de setembro». Consultado em 18 de novembro de 2010 
  3. Uol Jogos; UOL (27 de agosto de 2010). «Habbo Hotel: como jogar este famoso game online». Consultado em 18 de novembro de 2010 
  4. «A Farewell To Pixels». Sulake. Consultado em 17 June 2012  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Find your answer here/Habbo Support/Habbo Features». Consultado em 17 de junho de 2013 
  6. «Duckets». Consultado em 17 de junho de 2013 
  7. a b «Habbo Club agora é VIP». Habbo Hotel. 30 de novembro de 2011. Consultado em 1 de dezembro de 2011. O Habbo Club deixará de existir. A partir de hoje a assinatura do VIP Clube será a única disponível para você! [...] Todos os Habbos que assinavam uma conta HC agora são automaticamente VIP. 
  8. «Habbo Club volta ao nosso hotel». Zone Toony. Consultado em 16 de Maio de 2013 
  9. «A Volta do Habbo Club». HabboZ. Consultado em 16 de Maio de 2013 
  10. «NOVOS BALÕES DE FALA!». Consultado em 17 de junho de 2013 
  11. «Nova atualização!». Consultado em 17 de junho de 2013 
  12. «Habbo Hotel Heist Lands Teen in Slammer». www.readwriteweb.com. Consultado em 04 de Abril de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. «BBC NEWS». news.bbc.co.uk. Consultado em 04 de Abril de 2011  Texto " Technology " ignorado (ajuda); Texto " 'Virtual theft' leads to arrest " ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. «Tribuna do Norte». www.tribunadonorte.com.br. Consultado em 04 de Abril de 2011  Texto " Pequenas grandes crianças " ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. «relatorio-cec-2008-21_julho_2009.pdf (objeto application/pdf)» (PDF). www.alana.org.br. Consultado em 04 de Abril de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  16. «BBCBrasil.com». www.bbc.co.uk. Consultado em 04 de Abril de 2011  Texto " Reporter BBC " ignorado (ajuda); Texto " Adolescente é preso na Holanda por furto em hotel virtual" ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)