Sulake

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sulake
Sulake Corporation Oy
Logo Sulake.png
Tipo Empresa de capital fechado
Indústria Internet
Rede Social
Entretenimento
Fundação Maio de 2000
Fundador(es) Sampo Karjalainen
Aapo Kyrölä
Sede Helsinki,  Finlândia
Proprietário(s) Elisa
Pessoas-chave Antti-Jussi Suominen (CEO)
Empregados 132 (em julho de 2015)
Produtos Habbo Hotel
Virtual Magic Kingdom
Mini Friday
IRC-Galleria
Bobba Bar
Lost Monkey
Niko
Faturamento Baixa EUR 22 milhões (2012)[1]
Página oficial sulake.com

Sulake (em português: Fusível) é uma companhia finlandesa de entretenimento, fundada pelos finlandeses Sampo Karjalainen e Aapo Kyrölä em 2000. O foco principal da empresa é desenvolver e distribuir comunidades em linha multiplayer.

História[editar | editar código-fonte]

No ano de 1999 foi iniciado o primeiro projeto da empresa, o chamado Mobiles Disco, baseado na ideia de se hospedar num hotel virtual e poder conversar e entreter-se com os amigos. A ideia foi crescendo e logo os jovens finlandeses apresentaram a ideia a agência publicitária Taivas, que adorou.

Em agosto de 2000, foi lançado o primeiro Hotel que era chamado de "Hotelli Kultakala" (Hotel Peixe Dourado). Ele foi inaugurado na Finlândia.

Daí para frente, o Hotel tornou-se febre entre os jovens, chegando a atingir em dezembro de 2008 a inacreditável marca de 230 milhões de usuários.[2] , em suas 32 comunidades espalhadas pelo mundo.

Atualmente o maior produto é o Habbo Hotel, onde é gerenciado por membros da Sulake, a qual possui escritório em Madrid, na Espanha, e em Londres. A Sede é na Finlândia no mesmo local onde funcionam as instalações da empresa Elisa.

Em fevereiro de 2013 a companhia de telecomunicações finlandesa Elisa adquiriu 85% da Sulake, adquirindo os outros 15% alguns meses depois e se tornando a proprietária da empresa com 100% das ações. [3]

Produtos[editar | editar código-fonte]

  • Habbo Hotel - É o principal e mais lucrativo produto da empresa, e graças a ele a empresa aumentou o tamanho físico e dobra a sua receita a cada ano. Atualmente está disponível para dispositivos iOS, Android e Computador. Possui vários hotéis "piratas" que importam o mesmo conteúdo, só que possuem créditos grátis.
  • Coke Music - A primeira encarnação do bate-papo no ambiente Coke Music (agora MyCoke), foi projetado e executado pela Sulake. A versão mais recente (v2.x) do jogo foi programada exclusivamente por operadores do MyCoke.
  • Virtual Magic Kingdom - Foi criado pela Sulake, embora todo o conceito artístico e gráfico foi de autoria da própria Disney.
  • Mini Friday - Pequeno jogo desenvolvido para ser executado em celulares, uma versão de habbo hotel portátil que durou pouco tempo.
  • IRC-Galleria - É a maior comunidade virtual da Finlândia. Foi adquirida pela Sulake em 2007, nesta época já tinha 470 mil membros e um acervo de imagens de 6 milhões.
  • Lost Monkey e Niko - Pequenos jogos criados para celulares ou tablets com Sistema iOS da Apple e Android da Google. Com eles era possível ganhar prêmios no jogo virtual Habbo Hotel.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.