Habbo Hotel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Habbo
Nomes anteriores Hotel Kultakala[1]
Mobiles Disco
Requer pagamento? Não
Gênero Comunidade virtual
Cadastro Público
País de origem  Finlândia
Idiomas Inglês
Português
Espanhol
Lançamento Finlândia Agosto de 2000[2]
Reino Unido Janeiro de 2001

Japão 2004
Estados Unidos Setembro de 2004[3]
Brasil Fevereiro de 2006[2] [1]
Portugal Março de 2006
Turquia Junho de 2012

Posição no Alexa Baixa 642 (Agosto de 2013)[4]
Desenvolvedor Sulake
Página oficial http://www.habbo.com.br

O Habbo Hotel, ou Habbo nome pelo qual é mais conhecido, é uma comunidade virtual na forma de hotel para maiores de 13 anos.[2] Atualmente existem "hotéis" em 31 países[1] [5] , com 178 milhões de personagens registrados[1] (sendo mais de 28 milhões somente na versão em português)[1] , aproximadamente 9,5 milhões de visitantes por mês [1] e 800 mil novos utilizadores por mês.[1]

O habbo de número 100 milhões foi criado em junho de 2008[6] e o habbo de número 200 milhões foi criado em janeiro de 2011.

Em 4 de novembro de 2009, o Antigo Habbo foi desativado, sendo substituído completamente pelo Novo Habbo.[7] [8] Uma coleção de mobis que jamais seria vendida novamente foi lançada especialmente para a extinção.[9]

História[editar | editar código-fonte]

Supõe-se que as origens do Habbo sejam o Mobiles Disco, um projeto hobby criado pelo designer criativo Sampo Karjalainen e pelo tecnólogo Aapo Kyrölä para uma banda finlandesa, uma sala de conversa virtual funcionando com a tecnologia criada por Aapo, Aapo's Fuse. Após serem contratados para criar um jogo virtual com chat chamado Lumisota (Snow Wars) para uma ISP finlandês, Elisa, eles foram contratados para outro projeto. Eles desenvolveram Hotelli Kultakala (eng. Hotel Goldfish) com uma pequena equipe de desenvolvedores e ele foi lançado em agosto de 2000 na página do ISP.

Aapo, Sampo e Dee Edwards, um empreiteiro do Reino Unido, quiseram criar um negócio internacional baseado no conceito de hotel virtual.Então levantaram financiamento e começaram a trabalhar no plano em Outubro de 2000. No final de janeiro de 2001, o Habbo Hotel foi lançado em modo beta. O novo hotel foi lançado oficialmente algumas semanas depois, voltado para o mercado adolescente, já com sistema de pagamento e vendas, funcionando em um HQ em Londres. Ele tinha um novo sistema de créditos e comunidade e recursos segurança. O próximo hotel foi lançado na Suíça alguns meses depois, em quatro línguas. Desde então se expandiu para 31 países em 5 continentes, incluindo Hotelli Kultakala na Finlândia, que foi feito dentro de um Habbo Hotel e foi investido por capitalistas de risco.

Ao longo dos anos, o Habbo mudou seu visual e sua aparência como site, tendo a última ocorrida em julho de 2009.

Em agosto de 2007, a comunidade chinesa do Habbo foi fechada temporariamente, sendo esta a primeira vez que um site Habbo foi fechado. O mercado chinês desafiador e os elevados custos operacionais levaram à decisão de fechar o serviço. Clientes na China foram redirecionados para outras comunidades Habbo. Em dezembro de 2008, a comunidade Habbo da Rússia anunciou que iria fechar em fevereiro de 2009 como resultado de baixos números. Aqueles no site com "mobis" (mobília virtual que pode ser utilizada para mobiliar os quartos do hotel, que são compradas com o uso de Habbo Moedas ou Moedas, que podem ser trocadas por dinheiro real dado a Sulake) foram informados de que eles deverão receber códigos de crédito para uso na comunidade Habbo dos E.U.A..

No final de maio de 2009, foi aberta uma nova versão do Habbo para alguns Habbos testarem antes de ser usada oficialmente. Na nova versão do Habbo, o cliente utiliza Flash em vez de Shockwave, e a interface do Hotel foi alterada.

Em Janeiro de 2010 foi anunciado que todos hotéis de origem anglo-saxônica iriam se fundir, com término em abril de 2010.

No Website[editar | editar código-fonte]

Muitas atividades e recursos estão disponíveis no site do Habbo e não aparecem no Hotel propriamente. A seção de comunidade do site apresenta notícias atualizadas regularmente e eventos sobre o serviço. Salas de bate-papo recomendadas, páginas de grupos e usuários populares e etiquetas interessantes ao usuário também são acessíveis a partir do site. O site já teve mais de cinco diferentes versões. Nos últimos três anos, o site se tornou mais integrado ao Hotel. Antes de 2006 os usuários efetuavam login no Hotel, agora efetuam pelo site, que os liga ao Hotel. O site fornece informações sobre o balanço dos créditos do usuário, grupos, salas e até amigos.

Páginas de Usuário[editar | editar código-fonte]

Esta é uma funcionalidade que permite aos utilizadores personalizar sua própria página web que é exibida no site, coloquialmente chamada Habbo Home. A página web pode ser acessada de dentro do hotel, e permite a interação do usuário com a página inicial do usuário, bem como a interação dentro do hotel. As páginas web são exibidas com a aparência avatar do usuário caráter e missão. Os usuários podem personalizar a sua página web com uma seleção de colantes, etiquetas e fundos, podendo vários destes serem comprados com créditos para acrescentar à pequena gama padrão de recursos.

Grupos[editar | editar código-fonte]

Grupos são "clubes" especiais que os usuários podem fazer parte. Eles tem um formato similar ao das páginas de usuário. Enquanto os usuários podem participar de um grupo gratuitamente, uma taxa de dez créditos deve ser paga caso algum usuário queira criar seu próprio grupo. Nos grupos, os donos podem mudar o emblema (uma pequena imagem para simbolizar o grupo), personalizar a página, dar/tirar direitos de administrador (a habilidade de mudar o emblema, mudar a página, expulsar membros, dar/tirar outros direitos de membros, etc.) de membros, apagar/alterar tópicos do fórum, ou alterar informações do grupo, como a URL, o nome do grupo, a descrição do grupo, e também a habilidade de fazer o grupo exclusivo ou disponível para qualquer um. Os usuários podem participar de até 50 grupos.

Fóruns[editar | editar código-fonte]

Nos grupos, há fóruns de discussão, aonde os usuários podem postar vários tópicos e temas. Para poder postar nestes fóruns, os usuários necessitam antes confirmar o endereço de e-mail. Os usuários podem teoricamente postar qualquer coisa que desejarem. Uma vez que muitas pessoas passaram a criar spam nos fóruns, foi incluído no Habbo um sistema de "código de segurança", onde os usuários devem digitar uma sequência de caracteres gerada aleatoriamente (ex. jsiqnsp) antes de salvar a mensagem, para evitar o spam. Os Fóruns de grupos foram removidos em 2012 durante o The Great Mute e retornaram apenas no começo em 2013, más infelizmente muitos usuários fizeram mal uso da ferramenta como consequência fora removida do hotel e não se sabe se existe possibilidade de retorno.

Barra de Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Os usuários podem também baixar a barra de ferramentas Habbo. A barra de ferramentas da comunidade Habbo permite aos usuários saber o que está acontecendo no Habbo, até quando não estão lá. Produzida por Conduit (em inglês), a barra de ferramentas da comunidade permite aos usuários ver suas mensagens, amigos, notícias e links para grupos.

Moeda[editar | editar código-fonte]

Há dois tipos de moedas no jogo. Habbo Moedas (ou Moedas apenas) que são usadas para adquirir mobis (mobília) do catálogo e Duckets, que servem, principalmente, para a alugação de mobs. Antes existia os pixels, mas foram desativados e poucas pessoas tem mobs de pixels hoje em dia.

Habbo Moedas[editar | editar código-fonte]

As Habbo Moedas, podem ser compradas usando uma variedade de diferentes serviços, como cartão de crédito, telefone, adesivos, LAN house, torpedo SMS, entre outros. Elas também podem ser convertidas em Habbo Câmbios, que são representações das Moedas em forma de mobis, muito úteis para trocas com outros usuários (outros Habbos), por poderem ser retransformados em Moedas a qualquer momento. Os habbos (usuários) podem também fazer parte do Habbo Club (normalmente citado como HC apenas), que é uma assinatura premium paga com as Habbo Moedas. Os recursos disponíveis para quem faz parte são: emblemas novos, novos visuais para seu habbo, novos modelos de quartos disponíveis e um mobi exclusivo para membros do HC/VIP a cada mês.

Pixels[editar | editar código-fonte]

Os Pixels foram introduzidos em novembro de 2008. Diferentemente das Habbo Moedas, eles não são comprados com dinheiro de verdade, e não podem ser trocados de forma alguma. Eles são dados quando o habbo completa alguma conquista, realiza tarefas ou passa um tempo no hotel. Eles foram usados para comprar efeitos para o habbo, alugar mobis especiais e comprar mobis básicos (Mobis Novato). Em 25 de junho de 2012, eles foram retirados mundialmente.[10]

Duckets[editar | editar código-fonte]

Os Duckets foram introduzidos em fevereiro de 2013. São tidos como os substitutos dos pixels. Com eles se pode alugar mobs HC, colocar novos papéis de parede e pisos no quarto e comprar um gatinho. São ganhos, no mínimo, 15 duckets por dia, assim que se loga no hotel, podendo-se conseguir mais de 40, dependendo-se de quanto tempo o usuário fica dentro do jogo por dia. O máximo de duckets que se pode conseguir é 650, que, se não forem gastos pelo jogador, o mesmo deixa de receber duckets.[11] [12]

Direção e Moderação[editar | editar código-fonte]

Há 18 ramos de escritório globalmente operados por empregados da Sulake; esses ramos de escritório são o local de trabalho dos operadores Sênior do Habbo local - Essas equipes geralmente incluem um "Gerente", ou Administrador de Conteúdo, que supervisiona a comunidade como um todo, enviando boletins informativos, criando competições, e gerenciando o conteúdo do site; um Administrador de Comunidade, que é responsável pela moderação e orientação em toda a comunidade virtual, através da gestão de Moderadores de jogo e um Administrador de País, que controla o lado comercial da comunidade, como vendas, finanças e administração.

A equipe de escritório também consiste de equipe de suporte ao cliente, que responde às perguntas enviadas através de formulários de contato pelos usuários; e designers gráficos que criam a vasta quantidade de imagens pixelizadas usadas tanto dentro do jogo quanto no site da comunidade.

Existe moderação automática no filtro de linguagem do Habbo, o "Filtro Bobba", que substitui o texto ofensiva pela simples palavra "bobba". A substituição se aplica a qualquer coisa de médio a altamente ofensivo, seja palavras, frases e também sites. Desta forma, o filtro auxilia na moderação do Habbo. Uma funcionalidade adicionada em 27 de fevereiro de 2008 permite que os usuários liguem ou desliguem o Filtro Bobba. Com o filtro desligado, porém, o habbo não pode reportar aos moderadores nenhum outro usuário que estiver usando linguagem ofensiva.

Moderadores, Guardiões & história[editar | editar código-fonte]

De agosto de 2000 até 31 de dezembro de 2005, existiu um programa para usuários experientes de cada comunidade Habbo para que se tornassem Hobbas. Hobbas eram moderadores voluntários não-pagos com poderes limitados que agiram como "guias do hotel". O programa foi suspenso pela Sulake devido a graves problemas de segurança e rápido crescimento da comunidade Habbo. Foi decidido que o Habbo precisava de uma equipe de moderação mais forte e treinada, que seriam empregados da Sulake. Em 2012 a Sulake lançou um programa chamado Guardiões, uma reformulação limitada dos Hobbas que são jogadores que após cumprirem um percusso de talentos e se tornarem guias experientes e desbloqueiam a ferramenta de processar denuncia de intimidação. Eles tem o direito de banir do quarto e deixar mudo por 15 minutos, para banir um jogador necessita de uma votação feita com 5 Guardiões que decidem se o usuário se comportou bem ou mal.

Habbo Club[editar | editar código-fonte]

O Habbo Club era o antecessor do Habbo VIP. Tem menos recursos, como roupas e acessórios. Custava 15 Habbos Moedas. O preço foi diminuído após o lançamento do Habbo VIP (antes custava 20 moedas).

Quando o Habbo adere aderia HC tinha direito a escolher um presente no Catálogo, como o Sofá HC. Também recebia de graça um emblema HC (com o número de meses que já tem o HC), o emblema é de cor dourado,preto e branco.

Foi extinto em 30 de novembro de 2011, deixando apenas o Clube Vip disponível.[13] Todos os usuários que assinavam o HC automaticamente tornaram-se VIP.[13] Em 2013 o Habbo Club volta a existir e substitui o VIP Club, agora extinto. [14]

VIP[editar | editar código-fonte]

Sucessor do Habbo Club, chegou em 2010 em todos os hotéis, com novas mobílias, roupas, rostos (nomeadamente com barba), novos modelos de quarto, cabelos (com cores fora do normal) e acessórios. Tem opção de customizar o quarto, tirando as paredes e/ou engrossando o chão. O preço do VIP é mais caro do que o Habbo Club, custando 25 habbo moedas o mês, mais em seguida com a extinção do Habbo Club, o vip passou a custar 20 habbo moedas o mês.

Igual ao HC, o Habbo também recebe um sofá como prémio por se associar e um emblema preto e branco (com o número de meses que já tem o VIP). Deixa de existir em 2013, com a volta do Habbo Club. [15]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Pessoas usando traje parecido aos disponíveis no Habbo Hotel em um protesto. Anthrocon 2007.

Em novembro de 2001, The Daily Telegraph listou Habbo como um dos 10 maiores sites de bate-papo e conversa instantânea, descrevendo-o como tendo "grande procura" e "sendo popular entre os adolescentes". Em 2005 e 2006, o Habbo da Austrália recebeu O Prêmio Web Online da NetGuide por ser "o melhor site para crianças e adolescentes". Em setembro de 2006, a Sulake ganhou a competição da Deloitte entre os 50 mais rápidos.

Balões de Fala[editar | editar código-fonte]

Os balões de fala são um modo de um usuário se comunicar diretamente com os outros, sendo o meio mais utilizado pelos jogadores. Através deles se pode inserir emoticons, que se transformam em expressões no personagem. Em outubro de 2012 foram criados os balões de fala coloridos, os quais só VIPs poderiam utilizar.[16] São balões com formas de bichinhos, enfeites e coloridos de diversas cores. A partir de 17 de junho de 2013 alguns balões coloridos foram disponibilizados para os usuários que não são HC.[17]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Este ambiente é um palco fácil para spamming, roubos de identidades[18] [19] Na hora de cadastrar a conta até tem local para maiores ou menores, mas basta a criança de qualquer idade sem orientação dos pais dar seu clique conseguindo fazer conta no jogo.[20] Mas algo que acontece é a pedofilia dentro do ambiente as crianças e adultos jogam o mesmo ambiente.[21]

  • Novembro de 2007: um holandês de 17 anos foi preso após roubar mobília virtual no valor de €4000. Cinco rapazes de 15 anos também foram interrogados.[22]

No entanto, a empresa Sulake promove marketing para ajudar se proteger e assuntos relacionados ao aquecimento global.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Dentro do hotel, há vários jogos criados por estudantes da Groenlândia. São jogos como SnowStorm e SnowStorm 2, que funcionam em um Game Center, com vários outros jogos. Os usuários entram como suas próprias contas no hotel, que, dependendo da pontuação do mesmo nos jogos, premia os jogadores com vários emblemas. No entanto, como os jogos sempre foram motivos de controvérsias dentro do espaço do jogo, e tidos como uma distração a mais, que impossibilita que os usuários frequentem e desfrutem do hotel, a Sulake resolveu fechar o Game Center em 31 de março de 2014, deixando apenas um especial para os usuários criarem histórias em quadrinhos com prints de seus quartos. [23]

Mascotes[editar | editar código-fonte]

Os mascotes são animais comprados pelos usuários com moedas ou duckets (apenas gatinhos), que os dão nomes, compram alimento e água. Os mascotes podem ser escolhidos pelo jogador, mas cada um possui um preço diferente, como aranhas, leões, tartarugas, cavalos e cães. Eles podem ser treinados pelos jogadores, podendo alcançar diversos níveis de obediência a seus donos. Os mascotes sempre falam algumas frases, dizendo que querem brincar, carinho ou estão com fome. [24]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Habbo Hotel

Referências

  1. a b c d e f g Económico; Sapo.pt (23 de outubro de 2010). Como Second Life e Habbo Hotel resistem às redes sociais. Página visitada em 18 de novembro de 2010.
  2. a b c Uol Jogos; UOL (23 de setembro de 2010). Habbo Hotel ganha nova versão do jogo "Battle Ball" em 24 de setembro. Página visitada em 18 de novembro de 2010.
  3. Uol Jogos; UOL (27 de agosto de 2010). Habbo Hotel: como jogar este famoso game online. Página visitada em 18 de novembro de 2010.
  4. Habbo.com Site Info (em inglês). Alexa Internet. Página visitada em 13 de janeiro de 2013.
  5. Nós Geeks (24 de outubro de 2010). Habbo Hotel disponibiliza novo mascote aos usuários. Página visitada em 24 de outubro de 2010.
  6. Mensagem comemorativa na comunidade PT/BR
  7. Hora da demolição. Habbo (3 de novembro de 2009). Página visitada em 4 de novembro de 2011.
  8. Adeus, Mão Gigante!. Habbo (30 de outubro de 2009). Página visitada em 4 de novembro de 2011. "É através desta Notícia que devo informar a todos que a nossa querida Mão Gigante não vai mais existir em pouco tempo. Ela, assim como o Antigo Habbo, ficarão pra sempre em nossas memórias, mas darão lugar ao Novo Habbo, onde muitas surpresas nos aguardam."
  9. Em memória do Antigo Habbo Hotel. Habbo (30 de outubro de 2009). Página visitada em 4 de novembro de 2011.
  10. A Farewell To Pixels. Sulake. Página visitada em 17 June 2012.
  11. Find your answer here/Habbo Support/Habbo Features. Página visitada em 17 de junho de 2013.
  12. Duckets. Página visitada em 17 de junho de 2013.
  13. a b Habbo Club agora é VIP. Habbo Hotel (30 de novembro de 2011). Página visitada em 1 de dezembro de 2011. "O Habbo Club deixará de existir. A partir de hoje a assinatura do VIP Clube será a única disponível para você! [...] Todos os Habbos que assinavam uma conta HC agora são automaticamente VIP."
  14. Habbo Club volta ao nosso hotel. Zone Toony. Página visitada em 16 de Maio de 2013.
  15. A Volta do Habbo Club. HabboZ. Página visitada em 16 de Maio de 2013.
  16. NOVOS BALÕES DE FALA!. Página visitada em 17 de junho de 2013.
  17. Nova atualização!. Página visitada em 17 de junho de 2013.
  18. Habbo Hotel Heist Lands Teen in Slammer. www.readwriteweb.com. Página visitada em 04 de Abril de 2011.
  19. BBC NEWS. news.bbc.co.uk. Página visitada em 04 de Abril de 2011.
  20. Tribuna do Norte. www.tribunadonorte.com.br. Página visitada em 04 de Abril de 2011.
  21. relatorio-cec-2008-21_julho_2009.pdf (objeto application/pdf). www.alana.org.br. Página visitada em 04 de Abril de 2011.
  22. BBCBrasil.com. www.bbc.co.uk. Página visitada em 04 de Abril de 2011.
  23. O Game Center fecha as portas. Momento Habbo. Página visitada em 24 de Fevereiro de 2014.
  24. {{citar web|url=https://help.habbo.com.br/entries/22611103-Filhotes-para-os-seus-Mascotes-%7Ctitulo=Filhotes para os seus Mascotes!|publicado=Atendimento ao Usuário Habbo|acessodata=24 de Fevereiro de [[2014}}