Hans Eppinger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hans Eppinger
Nascimento 5 de janeiro de 1879
Áustria
Morte 25 de setembro de 1946 (67 anos)

Dr. Hans Eppinger Jr. (5 de Janeiro de 1879 - 25 de Setembro de 1946) foi um médico austríaco que estudou o fígado e realizou experiências no Campo de concentração de Dachau para estudar vários métodos de tornar a água do mar potável.

Vida[editar | editar código-fonte]

Hans Eppinger nasceu em Praga, filho do médico Hans Eppinger Ir.. Ele recebeu uma educação em Graz e Strassbourg. Em 1903 ele se tornou um médico em Graz, trabalhando em uma clínica médica. Ele mudou-se para Viena em 1908, e em 1909 se especializou em medicina interna, nomeadamente as condições do fígado. Ele se tornou um professor em 1918 e, em seguida, ensinou em Freiburg em 1926 e em Colónia, em 1930. Em 1936 ele é conhecido por ter viajado para Moscou para trabalhar para Joseph Stalin. Um ano depois, ele foi chamado para tratar a Rainha Maria da Roménia.

Durante a Segunda Guerra Mundial realizou experiências em prisioneiros no campo de concentração Dachau. Juntamente com o professor Wilhelm Beigelbock, ele realizou testes em 90 cigano presos, facultando-lhes água do mar como sua única fonte de fluido. (Em alguns casos, o sabor da água estava disfarçada para esconder conteúdo salino). Os prisioneiros ficaram gravemente feridos,[1] ficando tão desidratados que lambiam os pisos recém-lavados, numa tentativa de obter água potável.[2]

Prémio Eppinger[editar | editar código-fonte]

Desde 1970, a Fundação de Freiburg Falk tinha atribuído o "Prémio Eppinger" para grandes contribuições à investigação do fígado. No entanto, quando as atividades do Dr. Eppinger da Dachau vieram ao conhecimento do público três anos mais tarde, o prémio foi anulado.

Em 1976, a Cratera lunar Euclides D foi renomeada pela IAU como Hans Eppinger para homenageá-lo, no entanto, em 2002, depois que a associação de Eppinger com as prisões e acampamentos nazistas foram levados ao conhecimento do Grupo de Trabalho para o sistema planetário a nomenclatura foi mudada.

Referências

  1. Tyson, Peter. «Holocaust on Trial: The Experiments». NOVA Online. Consultado em 23 de março de 2008 
  2. Cohen, Baruch C. «The Ethics Of Using Medical Data From Nazi Experiments». Jewish Law: Articles. Consultado em 23 de março de 2008 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.