Hans Lippershey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hans Lippershey
Retrato de Hans Lipperhey no livro De vero telescopii inventore (1655)
Nascimento 1572
Wesel
Morte setembro de 1619 (46–47 anos)
Midelburgo
Cidadania República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, Sacro Império Romano-Germânico
Ocupação fabricante de óculos, físico, inventor, engenheiro, fabricante de instrumentos, astrônomo

Hans Lippershey (Wesel, 1572 – Midelburgo, setembro de 1619) foi um fabricante de lentes dos Países Baixos. Hans nasceu em Wesel, Alemanha. Mudou-se para Middelburg, Países Baixos, casou-se em 1594 e tornou-se cidadão holandês em 1602, permanecendo na mesma cidade até sua morte.

É creditado a Lippershey a criação e disseminação de projetos dos primeiros telescópios práticos. Telescópios crus e lentes especiais podem ter sido criadas antes, mas acredita-se que Lippershey foi o primeiro a aplicar uma patente de seu projeto, tornando o produto disponível para uso exclusivo de seu país em 1608.

Na época da criação da Luneta, a Holanda estava em guerra com a Espanha. O príncipe Holandês achou aquela invenção muito interessante, pois permitia observar a movimentação dos países inimigos.[1] O grande cientista Galileu Galilei foi quem teve a ideia de criar o seu próprio instrumento, após ter ficado sabendo da criação de tal, apontou a luneta para o céu e assim pôde obter e proporcionar uma nova visão do mundo.

Referências

  1. Prof. João Steiner (Curso Astronomia: Uma Visão Geral 1 - USP)
Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo/astrónomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.