Haring Harinxma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estátua de Pier Gerlofs Donia, herói folclórico da Frísia e o mais conhecido descendente de Harinxma.

Haring Harinxma (13231404) foi um poderoso chefe e Schieringer frísio e que viveu durante o século XIII e início do século XIV. Haring também usou o sobrenome Donia, e é considerado o patriarca dessa família.[1] Outro título usado por Haring foi thoe Heeg, que significa "de Heeg", cidade onde ele nasceu e cresceu.

Os Schieringers elegeram-no Podestà de Westergo (no sudoeste da Frísia, atual Wymbritseradiel), junto com Sjoerd Wiarda van Gotum, de Oostergo (região leste da Frísia) na luta contra o conde da Holanda, em 1399. A indicação dos podestàs, alinhada com a dos Schieringers, levou a uma renovada guerra civil entre Vetkopers e Schieringers.

Dezessete Landsheeren (senhores soberanos) ou podestàs serviram à Frísia, de Magnus Forteman em 809 até Juw Dekama van Baard, o último, em 1494.[2]

O faccionalismo sangrento entre Schieringers e Vetkopers acabou por fazer com que Maximiliano I, Sacro Imperador Romano-Germânico, instaurasse Alberto, duque de Saxe (1443 - 1500) como governador hereditário da Frísia em 1498.

O historiador e monge Petrus Thaborita escreveu, no ano de 1500, sobre um houeling (comandante) chamado "Haghe Haringfma". Um famoso descendente de Harinxma foi o guerreiro e pirata rebelde frísio Pier Gerlofs Donia, que combateu pela liberdade do seu país.

Referências

  1. Langenberg-laagland.com (18 de novembro de 2006). «Árvore genealógica de Grutte Pier» (em inglês). Consultado em 21 de novembro de 2008 
  2. Beknopte geschiedenis van Friesland, in hoofdtrekken; bevattende een overzigt van de lotgevallen der Friezen en van de voornaamste gebeurtenissen, gedurende bijna tweeduizend jaren in dit land voorgevallen, de Wopke Eekhoff. Editor: Te Leeuwarden, W. Eekhoff, 1851.