Henrique I de Lovaina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Henrique I de Lovaina
Nascimento 1000
Morte 1038 (38 anos)
Lovaina
Sepultamento Nivelles
Progenitores Pai:Lamberto I de Lovaina
Irmão(s) Lamberto II de Lovaina
Ocupação monarca

Henrique I de Lovaina (nascido em data desconhecida – Lovaina, agosto de 1038) foi conde de Lovaina e de Bruxelas de 1015 a 1038.

Foi filho de Lamberto I, conde de Lovaina e de Bruxelas, e de Gerberga da Baixa Lorena, condessa de Bruxelas.

Insatisfeito com a derrota que o duque da Baixa Lorena Godofredo I havia infligido em Florennes a seu pai, onde este último foi morto, Henrique continua, com seu primo Rainério V de Mons, a luta contra Godofredo e os partidários do imperador Henrique II. O imperador, ocupado com outro conflito, não reagiu, mas Gerardo, bispo de Cambrai, desejoso de pacificar a região, negocia a paz entre os beligerantes.

A partir dessa paz, assinada em 1018, Henrique de Lovaina passou a ser fiel ao duque da Baixa Lorena e ao imperador. Em 1037, ajuda o duque Gotelo I a repelir um ataque de Odo II de Blois, conde de Meaux e de Troyes. É assassinado em 1038 por um cavaleiro de nome Hermano que era seu prisioneiro.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Com uma mulher de nome desconhecido, talvez sua esposa, teve o filho Otão, que possivelmente o sucedeu por um breve período. Foi depois sucedido por seu irmão Lamberto II de Lovaina.

Uma genealogia do século XIX também atribuiu a Henrique três filhas (Adelaide, Cunegonda e Adélia), mas é provável que sejam filhas de um outro Henrique descendente dos condes de Lovaina, que viveu por volta de 1100.



Precedido por
Lamberto I
conde de Lovaina e de Bruxelas
Gules a fess argent.svg

Sucedido por
Otão