Henrique da Silva da Fonseca da Cerveira Leite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henrique da Silva da Fonseca da Cerveira Leite
Nascimento 1784
Morte 1852
Cidadania Reino de Portugal

Henrique da Silva da Fonseca de Cerveira Leite (Porto, 30 de julho de 1784Coimbra, 16 de janeiro de 1852) foi um oficial general do Exército Português que se distinguiu na Guerra Civil Portuguesa. Foi o primeiro titular do título de Visconde de Alcobaça, um título atribuído por decreto de 22 de Dezembro de 1841, pela rainha D. Maria II.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henrique da Silva da Fonseca de Cerveira Leite foi um dos mais importantes militares das Guerras Liberais. Foi perseguido pelos absolutistas e obrigado a exilar-se, primeiro na Galiza, e depois em Inglaterra. Atingiu o posto de Coronel, liderando o Regimento de Infantaria n.º 18, e mais tarde, em 1832, comandou uma das divisões do exército que desembarcou no Mindelo.

Recebeu o título em vida de barão de Alcobaça em 1 de dezembro de 1834 e, em 1841, o de visconde de Alcobaça de juro e herdade. Foi comendador da Ordem de Avis e oficial da Ordem Militar de Torre e Espada.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. José Hermano Saraiva (coord.), História de Portugal, Dicionário de Personalidades, vol. XI. Ed. QN-Edição e Conteúdos, S.A., 2004.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.