Hermógenes Lazier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hermógenes Lazier
Dados pessoais
Nascimento 19 de abril de 1931
União da Vitória, Paraná
Morte 09 de janeiro de 2009 (77 anos)
Francisco Beltrão, Paraná
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Universidade Federal do Paraná
Partido PCB (1950–1964)
Ocupação Operário, Jornalista, Historiador e Professor

Hermógenes Lazier (União da Vitória, 19 de Abril de 1931[1]Francisco Beltrão, 9 de Janeiro de 2009)[2] foi um operário, jornalista, historiador e professor brasileiro. Foi dirigente comunista, escreveu livros sobre a história do Brasil, e foi um dos líderes do movimento pela fundação da FACIBEL, atual UNIOESTE - campus Francisco Beltrão.

Vida[editar | editar código-fonte]

Em 1950 filiou-se ao PCB, onde atuou como Secretário de Agitação e Propaganda, Secretário Político, Secretário Sindical, Secretário de Organização, Secretário de Finanças e diretor do jornal Tribuna do Povo[3]. Em 1961 descreveu para o jornal Novos Rumos, editado pelo PCB, detalhes da greve de mais de 500 ferroviários nas cidades de Porto União e União da Vitória[4].

Graduou-se em história pela Faculdade de União da Vitória e tornou-se Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Sua dissertação de mestrado deu origem ao livro "Análise histórica da posse da terra no Sudoeste paranaense"[5], trabalho referencial sobre os conflitos e a luta pela terra na formação do oeste do Paraná, sendo o primeiro a conceituar a Revolta dos Posseiros de 1957 como realizada por posseiros, e não apenas pelos colonos descendentes de europeus[6].

Com o golpe militar e a instauração da ditadura militar no Brasil, em 1 de abril de 1964, foi perseguido e preso, entre os dias 6 e 9 de abril, na Praça Coronel Amazonas, na frente da Faculdade de Filosofia, em Curitiba. Nesse momento, passou dois meses detido no Presídio do Ahú. Perseguido, transferiu-se para a cidade de Francisco Beltrão, onde trabalhou como contador, vendedor de automóveis[4], e professor, quando passa a lutar pela criação de uma instituição de ensino superior para a região, que leva à fundação da FACIBEL, em 1974, atualmente UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão[7].

Dá nome à Arena Cultural Hermógenes Lazier[6], em Francisco Beltrão.

Referências

  1. LAZIER, Hermógenes. Paraná: terra de todas as gentes e de muita história. Francisco Beltrão: Grafit, 2003.
  2. Na Noite dos Escritores, lançamento de nove livros e homenagem a Hermógenes Lazier. Jornal de Beltrão, Francisco Beltrão, 17 de novembro de 2021. Cultura. Disponível em: <https://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/317512/na-noite-dos-escritores-lancamento-de-nove-livros-e-homenagem-a-hermogenes-lazier>
  3. CODATO, Adriano e KIELLER, Marcio (org.). 2008. Velhos vermelhos : história e memória dos dirigentes comunistas no Paraná. Curitiba : Ed. UFPR.
  4. a b Hermógenes Lazier, o comunista pacífico. Agência AL, Florianópolis, 29 de janeiro de 2015. Disponível em: <https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/especiais/reportagens/hermogenes-lazier-o-comunista-pacifico>.
  5. LAZIER, Hermógenes. Análise histórica da posse da terra no Sudoeste paranaense. Curitiba: Biblioteca Pública do Paraná, 1986
  6. a b Arena cultural do parque homenageia Hermógenes Lazier. Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, Francisco Beltrão, 8 de março de 2014. Disponível em: <https://www.franciscobeltrao.pr.gov.br/noticias/cultura/arena-cultural-do-parque-homenageia-hermogenes-lazier/>.
  7. Canterle, Nilsa. (2010). O Ensino Superior no Sudoeste do Paraná: origem e trajetória de transformação da FACIBEL (Higher education in the Southwest of the Paraná State: origins and transformation process of the FACIBEL). Emancipacao. Ponta Grossa. 11. 153-173. 10.5212/Emancipacao.v.11i2.0001. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1242/2542>