Saltar para o conteúdo

Hermes Bentivoglio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ermes Bentivoglio.

Hermes Bentivoglio (em italiano: Ermes Bentivoglio; 1475–1513) foi um líder militar e aristocrata italiano, filho de João II Bentivoglio, senhor de Bolonha, e de Genoveva Sforza, filha de Alexandre Sforza, senhor de Pésaro.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hermes nasceu em Bolonha. Em 1492 foi nomeado cavaleiro por Hercules I d'Este e ingressou no serviço militar deste último. Seis anos depois, juntamente com seu pai e irmãos, foi feito Cavaleiro Imperial pelo Imperador Maximiliano I. Ele lutou frequentemente ao lado de seu irmão mais velho, Aníbal.

Em 1501, a mando de sua mãe Genoveva, foram assassinados vários membros da família Marescotti, adversários dos Bentivoglio. Em 1504, casou-se com Jacobina Orsini, filha de Júlio Orsini. Em 1506, o Papa Júlio II ordenou que os Bentivoglio deixassem Bolonha. Eles se refugiaram inicialmente em Ferrara e, em seguida, em Mântua, junto com Aníbal. O Papa ofereceu uma recompensa por eles; contudo, os irmãos persistentemente tentaram retomar sua cidade até que, em 1511, com o auxílio dos franceses, conseguiram. Aníbal foi proclamado o novo senhor de Bolonha; no entanto, no ano seguinte, após a partida dos franceses, a população se revoltou contra eles, e os Bentivoglio foram forçados a abandonar a cidade definitivamente..

Hermes Bentivoglio foi morto em 1513 por Prospero Colonna na Batalha de Olmo, perto de Vicenza. Outras fontes relatam que ele se afogou no rio Bacchiglione durante a retirada após a Batalha de Creazzo contra as forças espanholas.

Ele é representado como uma criança no Retábulo Bentivoglio de Lorenzo Costa, o Velho, localizado em San Giacomo Maggiore. .

Veja também[editar | editar código-fonte]

  1. Damiani, Roberto (27 de novembro de 2012). «ERMES BENTIVOGLIO». Condottieri di ventura (em italiano). Consultado em 10 de julho de 2024 
  2. «BENTIVOGLIO, Ermes - Enciclopedia». Treccani (em italiano). Consultado em 10 de julho de 2024