Hew Whiteford Dalrymple

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hew Dalrymple)
Hew Whiteford Dalrymple
Hew Whiteford Dalrymple
Dados pessoais
Nascimento 3 de dezembro de 1750
Escócia Ayr
Morte 9 de abril de 1830 (79 anos)
Inglaterra Londres
Serviço militar
Lealdade  Reino Unido
Serviço/ramo  Exército Britânico
Graduação General
Conflitos Guerra Peninsular

Sir Hew Whiteford Dalrymple, 1º Baronete, de High Mark, (3 de dezembro de 1750 - 9 de abril de 1830) foi um militar do Exército britânico, que alcançou o grau de general e ostentou o cargo de governador de Gibraltar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É recordado, principalmente, por negociar a Convenção de Sintra, durante a ocupação francesa de Portugal[1].

Foi tenente governador da ilha de Guernsey entre 1796 e 1801 e governador de Gibraltar entre 1806 e 1808. Em 1815 foi nomeado Baronete, de High Mark no County of Wigtown (condado de Wigtown).

Viagens[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 1806, sucedeu ao General Fox no comando da guarnição de Gibraltar. A sua ação foi essencial na comunicação com os generais espanhóis na revolta da Andaluzia.

Com a decisão do governo britânico de reforçar o exército em Portugal, foi ordenado a Dalrymple que tomasse o comando em 1808. A batalha do Vimeiro já tinha acontecido, com a vitória dos ingleses, e Dalrymple recebeu a carta de Junot com os termos da rendição: evacuação de Portugal e a entrega de Lisboa, Elvas. Dalrymple depois das negociações acabou por assinar a que veio a ser designada por convenção de Sintra. Esta teve uma reação negativa em Inglaterra, tendo sido realizada uma sessão de inquérito com a presença de todos os generais envolvidos. Apesar da sua atuação ter sido aprovada por maioria, Dalrymple foi censurado por não ter continuado a carreira vitoriosa de Wellesley e o estigma da convenção acabou por marcar a sua carreira, não lhe tido sido atribuída nova posição de comando.

Obra[editar | editar código-fonte]

A viagem do militar britânico foi publicada pelo filho após a sua morte, em 1830.

  • Memoirs written by Sir Hew Dalrymple, BART., of his Proceedings as Connected with the Affairs of Spain and the Commencement of the Peninsular War, London, Thomas and William Boone, 1830.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • González Reboredo, X. M.: "A emigración galega e outros temas nun viaxeiro inglés do século XVIII", em Grial nº 39, xaneiro-febreiro-marzo 1973, págs. 74-81.
  • Santos, Piedade B.; Rodrigues, Teresa S.; Nogueira, Margarida S., Lisboa setecentista: vista por estrangeiros. Lisboa. Livros Horizonte. 1987.
  • García Mercadal, J., Viajes de extranjeros por España y Portugal. Madrid. Ed. Aguilar. 1962, t. III, pág. 645 e ss.
  • Alonso Montero, X., Galicia vista por los no gallegos. Madrid. Ed. Júcar. 1974.

Referências