Hideki Mutoh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hideki Mutoh
Hideki Mutoh 2010 Indy 500 Pole Day.JPG
Mutoh antes do pole day da Indy 500 em 2010.
Informações pessoais
Nome completo Hideki Mutoh
Nacionalidade Japão Japonês
Nascimento 6 de outubro de 1982 (33 anos)
Registros na IndyCar Series
Temporadas 2007-2011
Equipes 4 (Panther, Andretti Autosport,
Newman-Haas e Sam Schmidt*)
Corridas 55
Vitórias 0
Podios 2
Pontos 985
Pole positions 0
Primeira corrida Estados Unidos GP de Chicago, 2007
Última corrida Japão GP de Motegi, 2011
Títulos
Formula Dream Champion
Prêmios
Rookie do ano (IndyCar Series)

Hideki Mutoh (武藤 英紀, Mutō Hideki - Tóquio, 6 de outubro de 1982) é um piloto japonês de corridas automobilísticas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou a carreira no kart, e em seguida ingressou no programa de formação de jovens pilotos da Honda. Em 1998, vai para a Europa disputar a Fórmula Vauxhall. Correu ainda pela Fórmula Ford, e na divisão Festival, terminou em sétimo lugar em 2000 e em terceiro lugar em 2001.

De volta à Ásia, Mutoh competiu na Fórmula 2000 asiática e na Fórmula Dream, onde terminou como campeão em 2002. Ainda correria pela Fórmula 3 japonesa e pela Super GT.

Indy Pro[editar | editar código-fonte]

Para 2007, a Autobacs Racing Team Aguri (ARTA) anunciaria que Mutoh dusputaria a temporada com um carro preparado pela Panther. Sua primeira vitória aconteceu na primeira corrida da Liberty Challenge, realizada no Indianapolis Motor Speedway, repetindo a dose no GP do Kentucky. Também conquistaria outros cinco pódios, e encerraria a temporada como vice-campeão, perdendo para o inglês Alex Lloyd.

IndyCar[editar | editar código-fonte]

Mutoh durante os treinos da Indy 500 de 2008.
Mutoh durante o segundo dia de treinos em Indianápolis, em 2009.

Seu desempenho na IndyPro foi o bastante para que a Panther contratasse Mutoh para correr a última prova da temporrada de 2007 da IndyCar, última antes da unificação com a Champ Car. Terminou o GP de Chicago em oitavo lugar.

O bom desempenho em Chicago rendeu a Mutoh um contrato para disputar toda a temporada pela Andretti-Green (mais tarde, Andretti Autosport). Nas primeiras corridas, o japonês não teve uma boa prestação, terminando-as nas últimas posições. Em Iowa, conquistou seu primeiro pódio na Indy ao chegar em segundo no GP de Iowa. Desacostumado com a situação, Mutoh teve problemas em abrir o champanhe. Em 2009, e na mesma pista, obteve seu segundo - e último - pódio na categoria ao terminar em terceiro.

Para 2010, ele assinou com a Newman-Haas, e novamente levou o patrocínio da Panasonic. Não terminou nenhuma corrida entre os dez primeiros, tendo uma trinca de décimos-segundos lugares como melhor resultado. O fraco rendimento fez com que Mutoh perdesse a vaga na Newman-Haas para 2011. Neste ano, ele não encontrou nenhuma equipe para disputar a temporada, e retornou para o Super GT.

Mas Mutoh teria uma chance na temporada, ao ser chamado pela equipe Sam Schmidt para disputar o último GP do Japão realizado pela IndyCar, associando-se com a equipe AFS.

Participações na Indy 500[editar | editar código-fonte]

Ano Chassis Motor Largada Chegada Equipe Notas
2008 Dallara Honda Andretti-Green Mais rápido entre os rookies,
Segundo rookie a completar a prova
2009 Dallara Honda 16º 10º Andretti-Green
2010 Dallara Honda 28º N/H Completou 76 voltas
Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.