Hindi fijiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hindi fijiano / fidjiano (Fiji Hindī)
Falado em: Fiji, com minorias na Austrália, Nova Zelândia e em outros países
Região: Oceania
Total de falantes: 460 mil
Família: Indo-europeia
 Indo-iraniana
  Hindi fijiano / fidjiano
Estatuto oficial
Língua oficial de: Fidji
Códigos de língua
ISO 639-1: hif
ISO 639-2: -
Os países onde é falada em hindi Fiji

O hindi fijiano, também conhecida como hindustâni fijiano ou fidjiano,[1] é uma língua falada por parte da população em Fiji de ascendência indiana. É derivada principalmente da Awadhi e da língua bhojpuri ou dialetos do hindi e também contém palavras de outras línguas indianas. Ela também assimilou um grande número de palavras do fijiano e do inglês. A relação entre a Língua hindi fidjiana e o hindi é semelhante à relação entre o africâner e neerlandês. Um grande número de palavras, exclusivo para hindi fidjiano, foram criadas para atender o novo ambiente que os autóctones fidjianos vivem agora. A primeira geração de autóctones fidjianos, que usou a língua como uma língua franca nas Ilhas Fiji, referiu-se à linguagem como Fiji Baat (Discussão fidjana). Estudos recentes têm confirmado pelos linguistas que a língua hindi fidjiana "é um dialeto distinto, baseado no hindi falado na Índia, mas com uma gramática própria e vocabulário adequado para Fidji."[2]

Escrita[editar | editar código-fonte]

O Hindi de Fiji usa o alfabeto latino com as cinco vogais curtas e longas (duplas) mais Ai e Au; Usam-se todas as 21 consoantes mais grupos de 2 ou 3 consoantes juntas (total 40 consoantes)

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Ee hamaar Pita tum jon swarag me hae, tumhaar naam pawitr maana jaawe, tumhaar raaj aawe, aur tumhaar ichchha jaise swarag men puura hoy hae weisahiyen dharti me bhi hoy. Aaj ke khatir hamme khaana do. Hamaar galti ke maaf karo, jaise ham bhi aapan apraadhi log ke maaf kara hae. Hamaar test nai lo lekin ham ke buraai se bachaana.

(Oração - Pai Nosso)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. "Fijian Hindustani" (asp). Consultado em 13/10/2007. 
  2. Siegel, Jeff. In: Pacific Publications. Say it in Fiji Hindi. Sidnei: [s.n.]. ISBN 0-85807-026-X
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.