Hokkien de Medã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hokkien medan
Falado(a) em: Indonésia Indonésia
Região: Medã, Pematangsiantar, Kisaran, Tebing Tinggi, Tanjungbalai, Binjai, Jakarta e outras cidades no Norte de Sumatra, Java e outras regiões da Indonésia com comunidade chinesa significativa.
Total de falantes: 800.000~1.000.000 (2010)
Família: Sino-tibetana
 Sinítica
  Min
   Min do sul
    Quanzhang
     Zhangzhou
      Hokkien medan
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

Hokkien de Medã é uma variante local da língua hokkien falado entre os chineses em Medã e Jacarta, Indonésia. É a língua franca em Medã, bem como em outras cidades-estado do norte da Sumatra do Norte ao seu redor, e é um subdialeto do dialeto de Zhangzhou (漳州), junto com o uso generalizado de palavras emprestadas do indonésio e do inglês. É um dialeto predominantemente falado: raramente é escrito em caracteres chineses, pois a Indonésia havia proibido o uso de caracteres chineses na era da Nova Ordem e não há romanização padrão.

Pela sua posição geográfica, a língua recebeu empréstimos linguísticos da língua indonésia.[1]

Comparando hokkien de Medã com um dialeto de hokkien em outros países como Malásia e Singapura, o de Medã ainda é compreensível até certo ponto. Os falantes de hokkien de Medã podem ter um sotaque semelhante aos falantes da Malásia e de Singapura. A comparação mais próxima com hokkien de Medã é o dialeto de hokkien de Penang. Ambos são tão semelhantes que é difícil dizer a diferença entre os dois, a menos que o falante de hokkien de Medã não use empréstimos da língua indonésia.

Referências

  1. Leung, Nathan (2021), «Tonal Assignment of Loanwords in Medan Hokkien», University of Toronto, consultado em 8 de novembro de 2021, cópia arquivada em 8 de novembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre línguas sino-tibetanas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.