Holerite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Holerite (ou Contracheque) é um demonstrativo impresso de vencimentos de um trabalhador pertencente ao setor público ou privado.

Esse é um dos documentos mais importantes disponibilizados por empresa. O holerite pode servir como comprovante de renda para o funcionário.

Esse documento apresenta o nome da organização empregadora, o nome do trabalhador e a listagem dos proventos ou descontos referentes ao mês trabalhado. No rodapé do documento é apresentada a soma final de proventos e descontos, assim como o total líquido a receber.

Tendo em vista a importância desse documento para fins fiscais e de comprovação de renda, seu preenchimento deve ser feito com bastante atenção pela pessoa responsável.

O termo deriva do nome de Herman Hollerith, empresário estadunidense que, a partir do final do século XIX, impulsionou o uso de máquinas leitoras de cartões perfurados para o processamento de dados em massa.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Matsakis, Louise (15 de Fevereiro de 2019). «The Wired Guide to Your Personal Data (and Who Is Using It)» (em inglês). Wired. Consultado em 16 de Fevereiro de 2019. in the late 1880s, Herman Hollerith invented the tabulating machine, a punch card device that helped process data from the 1890 United States Census. Hollerith created a company to market his invention that later merged into what is now IBM. 
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.