Horda Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Horda Azul (Cazaque: Kök Orda, Tártaro: Kük Urda) foi um dos canatos (junto com o Império Mongol) que se formaram após o falecimento de Genghis Khan. Este é usualmente referido de forma incorreta com a Horda de Ouro, um uso introduzido pelas crônicas russas.

Seu primeiro governante foi Batu Khan, filho de Jochi. À parte de seu irmão Berke Khan, o quarto khan da Horda Azul, todos os khans seguintes pertenciam a linha de Batu até Tokhtamysh, khan da Horda Branca, promover as duas Hordas e formar nos anos 1380 a Horda de Ouro unificada.

Após o término da invasão da Europa, além da Horda Azul, outros três canatos se formaram - A Horda Branca comandada por Orda Khan, um canato na Sibéria Ocidental comandado por Shiban e um canato no alto curso do rio Volga centrado na antiga Bulgária do Volga comandado por Toga-Timur. Todos estes eram irmãos de Batu, o qual proclamava uma certa supremacia sobre eles (mesmo sendo Orda o mais velho). Após saquear as cidades de Vladimir em 1238 e Kiev em 1240, Batu assumiu seu controle sobre os principados russos, os forçando a pagar um tributo anual e aceitar seus nomeados como príncipes. Começando com a conversão de Berke para o islamismo, a Horda Azul fez uma tradicional aliança os mamelucos do Egito contra seu rival em comum, o canato mongol da Pérsia Ilcanato.

Da década de 1280 até 1299, a Horda Azul se encontrava efetivamente sob o controle de dois khans, os khans legítimos e Nogai Khan, um poderoso líder militar que fez uma aliança com o Império Bizantino e invadiu reinos vizinhos a Horda Azul, principalmente na Península Balcânica. No entanto a influência de Nogai terminou em 1299 ao ser derrotado pelo khan legítimo Tokhta. Sob os reinados de Uzbek Khan (Öz Beg) e seu filho Jani Beg em meados do século XIV, a Horda Azul alcançou seu apogeu. Nesta mesma época interveio nos assuntos do Ilcanato, a essa época em processo de desintegração.

A Horda Azul permaneceu forto de sua fundação (por volta de 1240) até a década de 1350. Em seu apogeu, o canato tinha um exército com entre 300.000 a 500.000 soldados e recebeu tributos de todo principado russo (exceto os principados que escolheram se aliar a Lituânia).

Lista de khans da Horda Azul[editar | editar código-fonte]

Por volta de 25 khans sucederam cada um em diferentes partes da Horda entre 1357 e 1378, no que ficou conhecido como o período de anarquia. Entre estes khans se incluem: