Hugh Thompson, Jr.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hugh Thompson, Jr.
Hugh Thompson, Jr.
Nascimento 15 de abril de 1943
Atlanta, Estados Unidos
Morte 6 de janeiro de 2006 (62 anos)
Pineville, Louisiana, Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Cargo Piloto de helicóptero
Serviço militar
Patente Major

Hugh C. Thompson Jr (Atlanta, 15 de abril de 19436 de janeiro de 2006) foi um piloto de helicóptero que serviu durante a Guerra do Vietnã. Se tornou conhecido na história da guerra por sua iniciativa em interromper o massacre de civis na aldeia vietnamita de My Lai, no distrito de Sơn Tinh, Vietnã do Sul.

Nascido na Geórgia, Thompson se alistou na Marinha em 1961 e no Exército em 1966, onde fez treinamento como piloto de helicóptero.

Voluntário para a Guerra do Vietnã, foi integrado numa força de reconhecimento aéreo cuja missão era sobrevoar as florestas vietnamitas e atrair o fogo inimigo para marcar a localização de soldados do vietcong e informar sua localização. Ele pilotava um helicóptero Hiller OH-23 Raven. Faziam parte de sua tripulação, operando metralhadoras M-60 nas laterais do helicóptero, o soldado Lawrence Coburn e o chefe de tripulação Glenn Andreotta, que mais tarde também receberiam com Thompson o reconhecimento por sua ação em My Lai.

O massacre[editar | editar código-fonte]

Após sobrevoar e identificar corpos de civis vietnamitas na área de Sơn Tinh em volta da aldeia de My Lai e ter reportado uma "matança desnecessária" aos seus comandantes em 16 de março de 1968, Thompson pousou seu helicóptero no campo e auxiliado por Coburn e Andreotta começou a marcar com fumaça verde o local onde estavam os corpos que ainda pareciam ter vida, para facilitar sua localização pelo corpo médico que pretendia contactar pelo rádio do helicóptero.

De volta ao helicóptero, Thompson observou o Capitão Ernest Medina, comandante da Companhia Charlie, momentos antes correndo pelo campo atirando nos civis feridos mas ainda vivos, marcados pela fumaça verde de Thompson. Este levou seu helicóptero até a vila, onde se confrontou com o tenente Brooks, que se preparava para explodir um bangalô cheio de civis feridos. Do helicóptero pousado, Thompson ordenou a Coburn e Andreotta que cobrissem com as metralhadoras de bordo todo o perímetro da área e deu ordem de atirarem contra qualquer soldado norte-americano que se recusasse a obedecer a ordem de interromper o massacre. Nenhum soldado nem oficial o desobedeceu, mesmo ele sendo de patente inferior aos comandantes de pelotão.

Seguiu-se este diálogo, narrado em livro posterior pelo soldado Coburn:

Original
Thompson: Let's get these people out of this bunker and get 'em out of here.
Brooks: We'll get 'em out with hand grenades.
Thompson: I can do better than that. Keep your people in place. My guns are on you.
Tradução
Thompson: Vamos tirar este pessoal das cabanas e sair daqui.
Brooks: Nós iremos tirá-los com granadas.
Thompson: Eu posso fazer melhor que isto. Mantenha seu pessoal no lugar. Minha mira está em você.

Thompson então deu ordens a outros dois helicópteros que sobrevoavam a área que pousassem e fizessem a evacuação de onze civis feridos. Após levantarem voo para fora da aldeia, Andreotta vê movimentos numa vala de irrigação no entre corpos no solo e a tripulação desce novamente, desta vez resgatando uma criança viva no meio de cadáveres de adultos e a transporta para o hospital mais próximo em Quang Ngai.

Depois de My Lai[editar | editar código-fonte]

Após My Lai, Hugh Thompson recebeu a Distinguished Flyin Cross por sua ação no episódio, - que para alguns pretendia apenas mantê-lo calado sobre os reais acontecimentos de My Lai - mas continuou a ser mantido nas perigosas missões de localização do inimigo que fazia na guerra - também considerado como uma punição a seus atos, que tiveram grande repercussão na mídia - tendo sido abatido cinco vezes, lesionando a coluna na última queda e carregando cicatrizes psicológicas sobre My Lai pelo resto da vida.

A Medalha do Soldado, recebida por Thompson, Coburn e Andreotta.

Exatamente trinta anos depois do episódio, Thompson, Coburn e Andreotta (KIA)[1] receberam a mais alta condecoração dada pelo Exército dos Estados Unidos a atos de bravura quando não em contato direto com o inimigo, a Soldier's Medal (Medalha do Soldado). Andreotta foi postumamente condecorado, já que ele foi morto em combate uma semana depois do incidente em My Lai.

Ainda em 1998, os dois sobreviventes voltaram a My Lai, onde se encontraram com alguns dos habitantes que foram salvos por suas ações naquele dia, incluindo Do-Hoa, que havia sido salvo da vala de irrigação agrícola aos oito anos de idade.

Numa entrevista ao programa de tv 60 Minutes, perguntou-se a Thompson qual eram ainda seus sentimentos com relação aos soldados da Companhia Charlie envolvidos no massacre de My Lai. Ele respondeu: “Eu entendo, Eu quero dizer que sou homem suficiente para perdoá-los, mas jurei a Deus... eu não posso”.

Hugh Thompson, Jr. reformou-se do exército com o posto de major. Morreu em 6 de janeiro de 2006 aos 62 anos de idade, após uma longa luta contra o câncer. Seu companheiro de honras e de Vietnam, Lawrence Coburn, esteve ao lado de seu leito em seus momentos finais. Foi enterrado com honras militares, salvas de tiros e sobrevôos de helicópteros de combate durante seu funeral. Durante as exéquias, foi saudado com o título de "Pacificador" [2].

Referências

  1. Glenn Andreotta foi morto em combate, uma semana depois de My Lai
  2. "Nada mais justo para alguém que pôs a civilização acima das obrigações militares em uma situação onde o que separava homens de animais era apenas a forma de caminhar" - JB On Line

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Hugh Thompson, Jr.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Michael Bilton & Kevin Sim, Quatro Horas no My Lai. Penguin Books, 1992.
  • Trent Angers, O Herói esquecido do My Lai: A História de Hugh Thompson. Acadian House Publishing, 1999.