Hyopsodontidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHyopsodontidae
Ocorrência: Paleoceno - Eoceno: 62–50 Ma
Hyopsodus.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: "Condylarthra"
Família: Hyopsodontidae
Trouessart, 1789
Gêneros
ver texto

Hyopsodontidae é uma família mamíferos ungulados da ordem "Condylarthra". Os registros fósseis vão do Paleoceno até o Eoceno na América do Norte e Eurásia.

Em geral eram pequenos animais insectívoros. Seu gênero mais conhecido é o Hyopsodus. Todos eles eram pequenos ungulados, seu tamanho ia desde do de um esquilo ao de uma doninha. Embora majoritariamente fossem herbívoros já que não possuíam poderosos caninos, os hiopsodontídeos, todavia, tinham uma dentição completa, com um conjunto completo de incisivos, caninos, pré-molares e molares. Durante o Paleoceno na Europa, alcançaram grande nível de diversidade, com os gêneros Louisina e Monshyus no Hainin, e depois no Cernaysiano, com o Tricuspiodon, o Paratricuspiodon e o Paschatherium.[1]

Lista de gêneros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Agusti, Jordi; Anton, Mauricio (2002). Mammoths, Sabertooths, and Hominids: 65 Million Years of Mammalian Evolution in Europe. [S.l.]: Columbia University Press. ISBN 0231116403  .
Ícone de esboço Este artigo sobre Mamíferos pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.