Igreja Matriz de Pombeiro da Beira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Matriz de Pombeiro da Beira
Igreja Matriz de Pombeiro da Beira
Fim da construção século XVII
Função atual Igreja Matriz
Património Nacional
Classificação (Túmulo de Mateus da Cunha, 7º Senhor de Pombeiro)  Monumento Nacional
Ano 1940 / 1944
SIPA 877
Geografia
País Portugal
Cidade Conselho de Arganil, Distrito de Coimbra
Coordenadas 40° 13' 34" N 8° 08' 13" O

A Igreja Matriz de Pombeiro da Beira (séc. XVII) é um templo católico localizado em Pombeiro da Beira, Conselho de Arganil, Distrito de Coimbra.

Características[editar | editar código-fonte]

A Igreja Matriz de Pombeiro da Beira foi provavelmente fundada em tempo bastante anterior, mas a sua configuração atual data da reconstrução do primeiro quartel do século XVII, tendo a inauguração ocorrido em 1622.

Dedicada a São Salvador, a igreja é bastante sóbria tanto exterior como interiormente, apresentando três naves divididas por quatro arcadas sustentadas por colunas toscanas e teto de madeira.

A capela-mor integra um retábulo do século XVII, em talha policromada; à sua direita localiza-se o túmulo – em estilo manuelino de Mateus da Cunha (7º senhor de Pombeiro), do primeiro quartel do século XVI; anterior à reconstrução seiscentista atribuído a Diogo Pires-o-Moço, mandado executar pela 9.ª Senhora de Pombeiro, D. Maria de Bryteiros da Cunha[1], e classificado como Monumento Nacional (Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 / Decreto n.º 33 587, DG, I Série, n.º 63, de 27-03-1944).[2][3][4]

Do espólio pertencente à igreja podem destacar-se ainda um conjunto de alfaias do século XVI, oferecidas pelo 6.º senhor de Pombeiro D. João Alvares da Cunha[1], e um sacrário em pedra de Ançã, talvez da autoria de João de Ruão.[5]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja Matriz de Pombeiro da Beira