Igreja Protestante Francesa de Londres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja Protestante Francesa de Londres (em francês: Église Protestante Française de Londres; em inglês: The French Protestant Church of London) é uma igreja reformada de governo presbiteriano que atende à comunidade francófona de Londres desde 1550. É a última igreja huguenote de Londres. Seu atual templo na Soho Square é um edifício listado como Grade II, projeto por Aston Webb e erguido entre os anos de 1891 e 1893.

História[editar | editar código-fonte]

A Igreja foi fundada por uma Carta Real do Rei Edward VI em 24 de julho de 1550.

A pedido dos huguenotes de Londres, em 1560, João Calvino enviou um emissário de confiança de Genebra, o pastor Nicolas des Gallars, para ajudar a fornecer à jovem congregação sua teologia reformada e sua organização presbiteriana.

Em 1700, no auge da população de refugiados franceses após a revogação do Édito de Nantes em 1685, existiam 23 locais de culto huguenote em Londres.[1] O templo da Igreja é o único que está ativo hoje.

Organização[editar | editar código-fonte]

A Igreja é uma instituição filantrópica registrada sob a lei inglesa.[2] A instituição de caridade relacionada, a The French Huguenot Church of Carithable Trust , fornece fundos para a Igreja e outras instituições de caridade.[2]

Stéphane Desmarais é o pastor da Igreja desde 1 de setembro de 2013. Ele é o 72º pastor da Igreja que fala francês, desde 1550, e o 70º pastor nomeado para este cargo desde Nicolas des Gallards, em 1560.[3]

O corpo governante da Igreja é o Consistório. Seus membros são cooptados e tacitamente aprovados pela congregação. O pastor é um membro ex officio.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Museum of London
  2. a b Charity Commission for England and Wales. The French Protestant of London, instituição filantrópica registrada nº1070623
  3. Plate List of pastors in the temple, 8-9 Soho Square. A lista também apresenta Yves Jaulmes, p. 35-37, mas termina com a nomeação de Leila Hamrat, que foi a primeira pastora.

Material adicional[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]