Il visconte dimezzato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Il visconte dimezzato
O visconde cortado ao meio (PT)
O visconde partido ao meio (BR)
Autor(es) Italo Calvino
Idioma italiano
País  Itália
Género Romance
Lançamento 1952
ISBN [[Special:Booksources/ISBN 8571646171|ISBN 8571646171]]
Edição portuguesa
Tradução José Manuel Calafate
Editora Nova Fronteira
Lançamento 1986
Edição brasileira
Tradução Wilma Freitas Ronald de Carvalho
Editora Teorema
Lançamento 1988
ISBN 8520900933

O visconde partido ao meio (título no Brasil) ou O visconde cortado ao meio (título em Portugal) (original it. Il visconte dimezzato) é um romance escrito por Ítalo Calvino e publicado em 1952 na Itália.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde setembro de 2012). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.

Esta obra de Italo Calvino fala sobre extremos, personalidades mutiladas e a natureza do ser humano. Ela integra a trilogia Nossos Antepassados, da qual já foram publicados O Cavaleiro Inexistente e O Barão das Árvores, mas tem autonomia suficiente para ser compreendida mesmo sem a leitura dos volumes anteriores.

A história, que flerta com o gênero fantástico, é uma bem-humorada crítica ao mundo pós-moderno. O segundo livro de Calvino conta a trajetória inusitada do Visconde Medardo di Terralba, um tenente muito jovem que ainda transpira a audácia de um adolescente e, movido por esta energia transbordante, declara guerra aos turcos.

No auge do combate, que prometia um desfecho triunfante, o visconde se postou diante do canhão adversário e foi atingido por uma bala, a qual o partiu ao meio. Uma de suas metades, resgatada por doutores que integram as forças armadas cristãs, retorna a sua terra natal, Terralba, e assombra seus habitantes com sua maldade radical e a alma mergulhada em trevas.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.