Ilha de Pedra Branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de a ilha homónima na Tasmânia, veja Pedra Branca (Tasmânia).
Pedra Branca
Pedra Branca e o seu farol
Pedra Branca está localizado em: Singapura
Pedra Branca
Localização em Singapura
Coordenadas: 1° 19' 49" N 104° 24' 21" E
Geografia física
País  Singapura
Arquipélago Arquipélago Malaio
Área 0,0085  km²
Representação de Pedra Branca datada de 1820
Localização da Ilha, próxima ao Estreito de Singapura

Nomeada por navegadores portugueses, Pedra Branca é uma ilhota localizada no estreito de Singapura, no Mar da China Meridional.

Atualmente pertencente à República de Singapura, a ilha já foi motivo de disputa entre Singapura e a vizinha Malásia durante o governo malaio de Mahathir bin Mohamad.

Pedra Branca (também chamada Pulau Batu Puteh) tem uma área de 8500 m2 e, durante a maré alta, seu maior comprimento emergido é de 137 m.

A ilha apareceu nos primeiros documentos náuticos em 1583. O navegador holandês Johann van Linschoten observou que Pedra Branca era "onde os navios que chegam e vão para a China passam em grande perigo e alguns ficam lá". Em 1851, um farol foi construído com o nome do Capitão James Horsburgh[1], um hidrógrafo escocês da Companhia Britânica das Índias Orientais que mapeou as águas da região.

Há muito que essas rochas são um perigo para a navegação; portanto, entre 1824 e 1851, pelo menos vinte e cinco navios afundaram ali. Entre 2000 e 2004, duas colisões foram relatadas, incluindo as do RSS Courageous da Marinha de Singapura com um cargueiro, ANL Indonesia, em 4 de janeiro de 2003.

Referências

  1. Electric Scotland. «Significant Scots : James Horsburgh». Consultado em 7 de novembro de 2007