Ilhas Mentawai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização do Arquipélago de Mentawai
Mapa topográfico das ilhas Mentawai
Lokasi Sumatra Barat Kabupaten Kepulauan Mentawai.svg

As ilhas Mentawai são um grupo de 70 ilhas do Oceano Índico, situadas aproximadamente a 150 km da costa oeste de Samatra, na Indonésia. O estreito que as separa de Samatra é o estreito de Mentawai. Faz parte da província de Sumatra Ocidental, da qual constitui um kabupaten (departamento), criado em 1999 a partir do que era um kecamatan (distrito).

Siberut, com 4030 km², é a maior das ilhas. As outras ilhas importantes são Sipura, Pagai Utara e Pagai Selatan.

População[editar | editar código-fonte]

Os habitantes indígenas das ilhas são os Mentawai, com perto de 30.000 indivíduos, para uma população total de 63.732 habitantes no arquipélago (2000), com a seguinte distribuição por distritos:

  • Siberut do Norte: 15.161
  • Siberut do Sul: 14.757
  • Sipora: 12.840
  • Pagai: 20.974

Assim, atualmente, os habitantes das ilhas podem dividir-se em indígenas e imigrantes. Todos eles falam dialectos variantes da língua indígena das ilhas Mentawai, muitos falam a língua nacional indonésia e uma minoria a língua língua Minangkabau. Os imigrantes incluem gente de Sumatra Setentrional (Batak), Sumatra Ocidental (Minangkabau) que representem a maioria da população não indígena, e javaneses, junto com representantes com mais ou menos peso da maioria dos outros grupos étnicos da Indonésia, tal como europeus o americanos que aí residem por actividade profissional (missionários, investigadores, pessoal de ajuda humanitária).

Referências