Inseparável-do-Niassa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaInseparável-do-Niassa
Adulto
Adulto
Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Agapornis
Espécie: A. lilianae
Nome binomial
Agapornis lilianae
Shelley, 1894

Inseparável-do-Niassa (Agapornis lilianae), também conhecido como piriquitos ou Agapornis do Niassa, são uma pequena espécie de papagaios africanos do género Agapornis. Maioritariamente verdes com laranja na parte superior do peito e cabeça. Têm 13 cm de comprimento e são o mais pequeno papagaio do interior africano. Em cativeiro, são menos comuns e confundidos com espécimes de Agapornis fischeri, por compartilharem características comuns como a plumagem e o círculo branco em volta dos olhos.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

O inseparável-do-Niassa ocorre em redor do Lago Niassa do qual retira o seu nome, pelo vale do Zambezi em Moçambique e do Zimbábue ao norte ao longo do rio Luangwa na Zâmbia e sul da Tanzânia, e ao longo do rio Shire no Malauí. Em 2004, os seus números em estado selvagem foram estimados em menos de 20 mil indivíduos. Cada vez mais circunscritos à região do Parque Nacional de Liwonde no Malauí e às reservas florestais do Miombo, devido a serem considerados uma peste por pequenos agricultores locais, o comércio em Moçambique, Zimbábue e Zâmbia e inundações no vale do Zambezi pelo lago Kariba e, muito provavelmente, pela Barragem de Cahora Bassa.[2] Foi introduzida na Namíbia.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

  • Tamanho: 13,5 cm (um pouco menor do que Agapornis fisheri).
  • Plumagem: corpo verde, geralmente com a cara alaranjada/vermelha, com um pouco menos coloração do que os Agapornis fisheri e os personata .

Referências

  1. a b BirdLife International (2012). Agapornis lilianae (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 . . Página visitada em 21 de fevereiro de 2013..
  2. «Nyasa Lovebird (Agapornis lilianae) - BirdLife species factsheet». datazone.birdlife.org (em inglês). BirdLife International. Consultado em 14 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]