Instituto Max Planck de Astrofísica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Max Planck de Astrofísica
Max-Planck-Institut für Astrophysik
Instituto Max Planck de Astrofísica
MPA
Fundação 1991
Tipo de instituição laboratório
Localização Garching bei München
Alemanha
48° 15' 40" N 11° 40' 18" E
Mapa
Diretor(a) Volker Springel
https://www.mpa-garching.mpg.de/de Website oficial

O Instituto Max Planck de Astrofísica (em alemão: Max-Planck-Institut für Astrophysik - MPA) é uma instituição de pesquisa não universitária patrocinada pela Sociedade Max Planck, com sede em Garching bei München. O instituto realiza principalmente pesquisas básicas no campo das ciências naturais na área da astrofísica.

História[editar | editar código-fonte]

O Instituto de Astrofísica surgiu do departamento de mesmo nome do Instituto Max Planck de Física de Göttingen. Quando o instituto foi transferido para Munique em 1958, este departamento foi expandido para se tornar o MPI de Física e Astrofísica, com Werner Heisenberg e Ludwig Biermann como diretores. O trabalho em astrofísica teórica forneceu conhecimentos fundamentais sobre a física solar, física de plasma e estrutura estelar. Em 1963 o Instituto Max Planck de Física Extraterrestre foi fundado como um novo sub-instituto. Em 1991 foi dividido em três Institutos Max Planck independentes, o Instituto Max Planck de Física, o MPI de Astrofísica e o Instituto Max Planck de Física Extraterrestre.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O instituto é dirigido desde o começo de 2021 por quatro diretores: Guinevere Kauffmann, Eiichiro Komatsu, Selma de Mink e Volker Springel.

No final de 2006 o instituto empregava um total de 120 pessoas, incluindo 46 cientistas e 34 jovens cientistas; além disso, havia nove funcionários financiados por terceiros e 61 pesquisadores convidados no ano de referência.

De Mink assumiu seu cargo como diretora em 1 de janeiro de 2021 e chefia o departamento de astrofísica estelar[1]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Max-Planck-Institut für Astrophysik (Max Planck Institute for Astrophysics) in: Eckart Henning, Marion Kazemi: Handbuch zur Institutsgeschichte der Kaiser-Wilhelm-/ Max-Planck-Gesellschaft zur Förderung der Wissenschaften 1911–2011 – Daten und Quellen, Berlin 2016, 2 Teilbände, Teilband 1: Institute und Forschungsstellen A–L (online, PDF, 75 MB), Seite 126–134 (Chronologie des Instituts)

Referências

  1. «Im Blickpunkt: Sterne - Selma E. de Mink zur Direktorin am MPI für Astrophysik ernannt». www.mpg-garching.mpg.de/. Consultado em 26 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]