Saltar para o conteúdo

Instituto de Educação Governador Roberto Silveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto de Educação Governador Roberto Silveira
IEGRS
Instituto de Educação Governador Roberto Silveira
Informação
Apelido IEGRS
Localização Duque de Caxias,
R. Gen. Mitre, Nº 587 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias - RJ
Abertura 1963 (61 anos)
Cores Azul e Branco
Mantenedora Governo Estadual
Afiliações Secretária Municipal de Educação
Funcionários 133
Número de estudantes 1.110
Unidades 1
Quadras 2

Instituto de Educação Governador Roberto Silveira é uma escola pública estadual localizada na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.[1][2][3][4][5]

Surgiu junto com o Decreto Estadual nº 8272 em 1962 e somente em 1963 recebe a denominação atual em homenagem ao ex-governador do Rio de Janeiro Roberto Silveira. A primeira denominação foi Instituto de Educação de Duque de Caxias.

Foto de Roberto Silveira

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Nos primeiros anos, a instituição só contava com o nível educacional ginasial, começando as atividades em 1963. Em espaço cedido pelo Grupo Escolar Duque de Caxias, no mesmo espaço foi realizado o primeiro exame de admissão do instituto. Em junho de 1964 é transferido para um prédio próprio.

Chapeuzinho Vermelho[editar | editar código-fonte]

Chapeuzinho Vermelho foi o nome dado na criação do Jardim de Infância, obedecendo o Decreto nº 12169 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 4024/61.

Inclusão[editar | editar código-fonte]

IEGRS foi pioneiro em inclusão na cidade, na década de 1970 desenvolveu projetos de apoio para estudantes repetentes, programa conhecido como "Classe de oportunidades" O mesmo programa que futuramente atenderia crianças com necessidades especiais auditivas, mentais e motoras.

Formação de professores - Curso Normal[editar | editar código-fonte]

O curso normal surge com a necessidade de profissionalização das então professoras(o) da educação infantil, que na década de 70 eram conhecidas como “professoras leigas”, trazendo um conhecimento técnico pedagógico no auxílio da profissão.

Formatura da primeira turma do curso de Formação de Professores.

50 anos[editar | editar código-fonte]

Em 2012 o Instituto de Educação governador Roberto Silveira completou 50 anos, celebrando meio século de grande importância no município, recebeu homenagem da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que fez uma apresentação com sua banda em uma das quadras da escola.

Referências

  1. Waleska Rodrigues Costa (10 de julho de 2010). "De volta para casa: do professor eterno ao complexo docente." .
  2. Nailda Marinho da Costa Bonato (17 de março de 2013). "A TRAJETÓRIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS – RJ: PÓLO DE RESISTÊNCIA NA OFERTA DO CURSO NORMAL" .
  3. Nailda Marinho, Fátima Bitencourt David, Luzia Lima Seguro, Marilene de Souza Dias (23 de abril de 2017). "CELEIRO DE CULTURA E MEMÓRIA: UM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS" .
  4. Icléa Lages de Melo (Dezembro de 2014). "História da FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense" .
  5. «Instituto de Educação Governador Roberto Silveira comemora 50 anos». Extra notícias Rio. Extra. 15 de junho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]