Língua Inuktun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Inuktun)
Inuit Polar

Inuktun

Falado(a) em:  Groenlândia
Região: Qaanaaq
Total de falantes: 770[1]
Família: Esquimó-aleuta
Estatuto oficial
Língua oficial de: Groenlândia (Dinamarca)
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
Dialetos Inuit, região do Inuktun em marrom

Inuktun (em dinamarquês: nordgrønlandsk, polareskimoisk, thulesproget) é a língua de aproximadamente 770 indígenas inuítes que moram nos assentamentos mais setentrionais em Qaanaaq e vilarejos do noroeste da Groenlândia. Esta língua corre risco de extinção[2].

Todos os falantes do inuktun também falam Kalaallisut e muitos também falam dinamarquês e em menor número inglês. Além da cidade de Qaanaaq, o Inuktun também é falado em Muruhaq, Siorapaluk, Qikitat, Qikiqtarhuaq e Havighivik, locais que recebem nomes em inuktun.

A língua foi descrita inicialmente pelos exploradores Knut Rasmussen e Peter Freuchen que viajaram para o norte da Groenlândia no início do século XX e estabeleceram um posto em Pituffik em 1910. O Inuktun não possui ortografia própria e não é ensinado nas escolas, entretanto a maior parte dos habitantes de Qaanaaq e arredores usa o inuktun na comunicação diária.

A língua é da família esquimó-aleuta e situada dialetologicamente entre o groenlandês e inuktitut canadense. O inuit polar foi o último a entrar na Groenlândia a partir do Canadá e pode ter chegado no século XVIII. A língua se difere do Kalaallisut substituindo o som /s/ com um som usualmente pronunciado como um fricativo palatal como no alemão ich. O inuktun também permite mais combinações consonantais que o Kalaallisut e tem pequenas diferenças gramaticais e léxicas.

Referências

  1. «Will the English language ever die?». phys.org. 24 de outubro de 2011. Consultado em 18 de julho de 2012 
  2. Victoria Gill (13 de outubro de 2010). «Scientist will live as an Inuit for one year». BBC News. Consultado em 18 de julho de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.