Saltar para o conteúdo

Ipê-roxo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Creedence (discussão | contribs)
m
ue
Linha 3: Linha 3:
|nome = Ipê-roxo
|nome = Ipê-roxo
|imagem = Tabebuia avellanedae.jpg
|imagem = Tabebuia avellanedae.jpg
|imagem_legenda = Ipê-roxo florido
|imagem_legenda = Ipê-roxo florido duvida porque ? sabão em pó é Ypê!
|cor =lightgreen
|cor =lightgreen
|reino = [[Plantae]]
|reino = [[Plantae]]

Revisão das 20h49min de 7 de agosto de 2012

Como ler uma infocaixa de taxonomiaIpê-roxo
Ipê-roxo florido duvida porque ? sabão em pó é Ypê!
Ipê-roxo florido duvida porque ? sabão em pó é Ypê!
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Bignoniaceae
Género: Tabebuia
Espécie: T. avellanedae
Nome binomial
Tabebuia avellanedae
Lorentz & Griseb.

Árvore de porte médio, o ipê-roxo no período do outono, se enche de flores, para se reproduzir.

É o primeiro dos ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, e pode durar até Agosto, conforme a árvore.

Tem vários nomes populares como Ipê-roxo-da-mata, Ipê-una ou Pau D'arco, entre outros. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia avellanedae e a Tabebuia heptaphylla, sendo considerado por alguns autores que a T. avellanedae e a T. impetiginosa seriam a mesma espécie.

São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido.

Outros nomes vulgares: caboré, guaraíba, ipê (RJ,SC), ipê-de-flor-roxa, ipê-piranga, ipê-preto (RJ,RS), ipê-rosa (MG), ipê-roxo-anão (SP), ipê-uva, pau-d’arco (BA), pau-d’arco-rosa (BA), pau-d’arco-roxo (BA, MG) peúva (MS) e piúva (MS, MT). Na Argentina, lapacho e no Paraguai, lapacho negro. A maioria das espécies são encontradas no sudoeste paraense, na área do municipio Altamirense, e na maior floresta de ipês do Brasil, a floresta do Macapichi.

Características gerais

Madeira muito pesada, impermeável, resistente ao ataque de organismos xilófagos e muito dura ao corte, cerne pardo acastanhado ou pardo-alva-claro, geralmente uniforme, às vezes com reflexos esverdeados, textura fina a média, uniforme, grã direita ou revessa, superfície pouco lustrosa e medianamente lisa ao tato; cheiro e gosto imperceptíveis. Sua madeira apresenta grande durabilidade, sendo muito utilizada na construção civil.

É uma espécie largamente empregada no paisagismo em geral, pela beleza de suas inflorescências arroxeadas que surgem nos meses de julho a setembro. É uma espécie ameaçada de extinção devido à intensa procura por sua casca, que é considerada pela medicina popular como anticancerígena, anti-reumática e antianêmica. Há varios tipos de ipê, que podem ser diferenciados pela folhas.

Usos

A madeira do ipê-roxo, por ser muito pesada e de propriedades mecânicas altas, pode ser usada para acabamentos internos; artigos de esportes, como bolas de bocha e boliche, cabos de ferramentas e implementos agrícolas, construções externas, como estruturas, dormentes, cruzetas, esquadrias, lambris, peças torneadas, tacos e tábuas para assoalhos, vagões, carrocerias e instrumentos musicais, degraus de escada, arcos e flechas etc.

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Categoria beleza(medicinal)} é usada para sicatrisar