Saltar para o conteúdo

Ipiranga de Goiás: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.35.172.36 para a última versão por Francisco Leandro (Huggle)
Linha 68: Linha 68:


Ressalta-se em termos de Organização Social de Município; (A) Órgãos Públicos: Prefeitura Municipal, Coletoria Municipal, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Telegoiás, Delegacia de Policia, Biblioteca Municipal, Cartório de Notas e Registro, em outros... (B) Entidades Representativas de classe: Igrejas – Católica e Evangélica, Partidos Políticos, Conselhos Municipais, Associações, dentre outras.
Ressalta-se em termos de Organização Social de Município; (A) Órgãos Públicos: Prefeitura Municipal, Coletoria Municipal, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Telegoiás, Delegacia de Policia, Biblioteca Municipal, Cartório de Notas e Registro, em outros... (B) Entidades Representativas de classe: Igrejas – Católica e Evangélica, Partidos Políticos, Conselhos Municipais, Associações, dentre outras.
Em 1º de Janeiro de 2.009 assume o novo prefeito eleito João Albino,que conto com o apoio de Baltazar Luiz da Silva em sua campanha que dessa vez foi contra o ex-prefeito Geraldo(Aladin)


==Geografia==
==Geografia==

Revisão das 19h57min de 2 de dezembro de 2010

Ipiranga de Goiás
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico ipiranguense
Localização
Localização de Ipiranga de Goiás em Goiás
Localização de Ipiranga de Goiás em Goiás
Localização de Ipiranga de Goiás em Goiás
Ipiranga de Goiás está localizado em: Brasil
Ipiranga de Goiás
Localização de Ipiranga de Goiás no Brasil
Mapa
Mapa de Ipiranga de Goiás
Coordenadas 15° 10' 12" S 49° 40' 15" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Rubiataba, Ceres, Nova Glória e Itapaci.
Distância até a capital 240 km
História
Fundação 2000
Administração
Prefeito(a) João Albino ((PP), 2009–2012)
Características geográficas
Área total 241,464 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 2,906 hab.
Densidade 11,4 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
PIB (IBGE/2005 [2]) R$ 22.939 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [2]) R$ 8 293,00

Ipiranga de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás. Situado na região do Vale do São Patrício, sua população estimada segundo o IBGE em 2009 é de 2.906 habitantes.

História

A origem e formação do município de Ipiranga de Goiás, como os municípios vizinhos: Ceres e Nova Glória são oriundas do decreto Lei nº. 6.882, de 19 de fevereiro de 1941, pelo então Presidente da república Getúlio Vargas, que criava a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), administrada pelo engenheiro agrônomo Bernardo Sayão Carvalho de Araújo, que tinha como objetivo municipal fixar o homem à terra, expansão da fronteira agrícola, fortalecimento do mercado e estabelecimento de conexão para o norte do país. Em 1949 houve o afastamento de Bernardo Sayão, assumiu como novo administrador o também engenheiro agrônomo Datis Lima de Oliva, responsável pela emancipação da CANG. Em 23 de maio de 1955 a convite do Sr. Datis veio para Colônia Agrícola Nacional de Goiás o incansável lutador pela emancipação de Ipiranga de Goiás o Sr. João Gustavo Alves de Azeveda Silva , sua esposa Morgana Alves de Azeveda Silva e sua filha Eva Alves da Silva, em Ipiranga desenvolveu varias atividades como Dentista e comprador de cereais produzidos na região como: arroz, milho, feijão, algodão, além de produtor de café. Em 1956 adquiriu uma área de terra e movido pelo seu grande ideal de ver Ipiranga de Goiás transformado em cidade, fez varias doações de lotes exigindo, porém que todas as casas fossem de Alvenaria, implantou o Grupo Escolar Sete de Setembro passo este importante para concretização de ideal. Com o pensamento voltado para um futuro promissor e um grito de independência reuniram-se varias pessoas e foi formada uma COMISSÃO PROVISÓRIA PRÓ-EMANCIPAÇÃO de Ipiranga tendo como presidente o professor Geraldo Ferreira de Oliveira e Vice o professor Sebastião Paulo da Silva e como membros os Srs. Ildeo Donizette, Vereador da cidade de Ceres Divino Luiz Gonzaga, Pedro Máximo Vieira, Enoque Ferreira, Alair alves Pinto e outros.

Na primeira reunião realizada na quadra de esportes do Colégio Estadual “Sete de Setembro” com a presença de apenas 10 pessoas, algumas a favor e outras contra, dá-se início aos primeiros passos em prol da emancipação de Ipiranga. Muitas outras reuniões foram realizadas e a cada vez a credibilidade rumo a emancipação crescia.

Foram muitos momentos de alegria, todavia também de muita angústia, momentos em que o sangue fervia nas veias e a adrenalina aumentava, mas sempre confiantes em Deus até que certo dia alcançamos a vitória esperada.

Em 21 de julho de 1997 com a determinação de seu povo e respaldado pelos deputados Warner Prestes e Francisco Bento o povoado de Ipiranga consolida sua emancipação através da Lei nº. 13.137 sancionada pelo então Governador do Estado de Goiás Maguito Vilela criando o Municipal de Ipiranga de Goiás.

Em 1º de Janeiro de 2.001 instala-se o Município de Ipiranga de Goiás tendo como prefeito: Geraldo Ferreira de Oliveira e vice-prefeito Damásio Bertino de Souza, Presidente da Câmara Rubens José Barbosa, que permaneceram durante quatro anos. Afirma-se também que durante esses quatro anos a Prefeitura Municipal de Ipiranga de Goiás ficou distribuídas em seis secretarias, tendo a frente os seguintes secretários: – Sr. Magno José de Oliveira (Administração), Sr. Ildeo Donizette (Transportes), Sr. Divino Luiz Gonzaga (Saúde), Sra. Maria Helena Ferreira (Assistência Social), Sra. Djanira Alves (Educação) e o Sr. Sebastião Paulo da Silva (Controle Interno) - sendo esta ultima implantada na Prefeitura de Ipiranga de Goiás no dia cinco de abril de 2002. E no dia 3 de outubro de 2004 é reeleito o Prefeito Municipal de Ipiranga de Goiás, o Sr. Geraldo Ferreira de Oliveira, mantendo a mesma estrutura da organização, alterando apenas a secretaria de Agricultura que foi criada no dia 1º de fevereiro de 2005.

Ressalta-se em termos de Organização Social de Município; (A) Órgãos Públicos: Prefeitura Municipal, Coletoria Municipal, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Telegoiás, Delegacia de Policia, Biblioteca Municipal, Cartório de Notas e Registro, em outros... (B) Entidades Representativas de classe: Igrejas – Católica e Evangélica, Partidos Políticos, Conselhos Municipais, Associações, dentre outras. Em 1º de Janeiro de 2.009 assume o novo prefeito eleito João Albino,que conto com o apoio de Baltazar Luiz da Silva em sua campanha que dessa vez foi contra o ex-prefeito Geraldo(Aladin)

Geografia

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.