Israel Hayom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Israel Hayom
Israel Hayom.svg
Israel Hayom.png
Capa do jornal Israel Hayom de 1/11/2018, trazendo o então recém-eleito presidente Jair Bolsonaro.[1]
Periodicidade diariamente
Formato tabloide
Sede Tel Aviv, Israel.
Fundação 30 de julho de 2007
Fundador(es) Sheldon Adelson
Proprietário Sheldon Adelson
Diretor Boaz Bismuth
Orientação política Centro-direita
Idioma hebraico
Circulação 325,000 de segunda à quinta
550.000 sexta-feira
Página oficial israelhayom.com
A sede do Israel Hayom em Tel Aviv.

Israel Hayom (em hebraico: ישראל היום, literalmente Israel Hoje) é um jornal diário gratuito hebraico nacional israelense,[2] publicado pela primeira vez em 2007.[3][4] Ele tem a maior circulação diária no país.[5]

História[editar | editar código-fonte]

Israel Hayom foi lançado em 30 de julho de 2007 e competiu diretamente com Israeli, outro diário gratuito. No mesmo ano, o editor do Maariv, Dan Margalit, deixou o jornal para escrever para Israel Hayom. Uma edição de fim de semana foi lançada em outubro de 2009. Em 2014, a Israel Hayom comprou a mídia israelense Makor Rishon e nrg מעריב.[2]

Em maio de 2014, o nome מעריב (Maariv) havia sido removido do nrg log,[6] e foi renomeado como nrg. Após a aquisição, uma reclamação antitruste havia sido reprovada contra Israel Hayom, o que resultou em uma ordem judicial que solicitou a transferência do nome de domínio maariv para o semanário Maariv.[7] Em 2017, o nrg foi renomeado para nrg360 e, em 10 de janeiro de 2018, o site foi encerrado e todo o seu conteúdo foi incorporado ao site Makor Rishon.

Em 2014, acreditava-se que Sheldon Adelson investiu no total pelo menos US $ 50 milhões em Israel Hayom.[8] O apoio de Adelson ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, levou os opositores políticos deste último a patrocinar uma lei que impediria a distribuição gratuita de jornais em Israel. Enquadrado como um projeto de lei para evitar concorrência desleal e salvar a indústria jornalística israelense, críticos do projeto disseram que prejudicam a livre iniciativa e é uma tentativa pouco velada de atacar Adelson e suas causas políticas, já que Israel é o único livre de Israel. jornal nacional. O projeto foi aprovado na primeira leitura no Knesset, mas não nos subsequentes.[9] Em 2016, o advogado de Adelson anunciou que, embora se acredite que ele seja o dono do jornal, ele não pertence a um parente dele.[10]

Inclinações políticas[editar | editar código-fonte]

Um estudo de Moran Rada publicado em 2008 no The Seventh Eye mostrou que apesar de a cobertura de Benjamin Netanyahu ser "não especialmente justa", a cobertura de Israel Hayom foi parcial em favor de Netanyahu na maioria das decisões editoriais, que o jornal escolheu minimizar os eventos isso não ajuda a promover uma imagem positiva para Netanyahu, enquanto, por outro lado, promove eventos inflacionários que ajudam a promover Netanyahu e o Likud.[11] Oren Persico chegou à mesma conclusão após as eleições do Knesset de 2009, escrevendo que durante toda a campanha, Israel Hayom publicou apenas um artigo crítico do Likud, e dezenas de artigos críticos do Kadima.[12]

O apelido popular de Israel Hayom é "Bibiton", uma combinação do apelido de Benjamin Netanyahu "Bibi" com a palavra hebraica para o jornal "iton".[13] Enquanto no gabinete do primeiro-ministro, Ehud Olmert criticou Israel Hayom.[14][15] O jornalista Ben-Dror Yemini descreveu o jornal como "capital sem fim com agenda política".[16]

Em 2016, endossou formalmente a campanha presidencial de Donald Trump.[17][18]

Quota de mercado[editar | editar código-fonte]

Leitores de Israel Hayom em Jerusalém.

Em julho de 2010, a Israel Hayom ultrapassou a Yedioth Ahronoth na taxa de exposição dos dias da semana na pesquisa semestral do Target Group Index (TGI) com uma taxa de 35,2%, em comparação com 34,9% da Yedioth. Depois de apenas alguns meses de publicação de uma edição de fim de semana, ele marcou 25,7% da exposição em comparação com a taxa de 43,7% de Yedioth.[19]

De acordo com a pesquisa da TGI publicada em 2016, Israel Hayom tem 39,7% de exposição nos leitores de dias de semana, Yedioth Ahronoth 34,9%, Israel Post 7,2%, Globes 4,6%, Maariv 3,9% e Haaretz 3,9%.[3]

Em janeiro de 2016, citando registros internos de Israel Hayom, o Haaretz revelou que entre 2007 e 2014 o jornal perdeu cerca de 730 milhões de shekels (US $ 190 milhões), aproximadamente igual a um shekel por cópia impressa.

Empregados[editar | editar código-fonte]

Direção[20]
  • Asher Baharav – editor.
  • Boaz Bismuth – editor-chefe.
  • Zippi Koren – CEO.
  • Ariel Schmidberg – editor adjunto.
  • Baruch Ron – editor adjunto, director de notícias.
  • Amir Finkelshtein – diretor de operações.
  • Eithan Segal – marketing.
  • Riki Roob – diretor financeiro.
Apoio[21]
  • Shlomo Cohen – cartunista editorial.
  • Gideon Alon – correspondente parlamentar.
  • Ran Reznick – correspondente da área de saúde.
  • Dan Margalit – comentarista sênior.
  • Naama Lanski – correspondente da revista.
  • Eli Sahar – editor de esportes.
  • Shir Ziv – crítico televisivo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Israel Hayom (1 de novembro de 2018). «Israel Hayom». Consultado em 2 de novembro de 2018 
  2. a b Ronen, Gil (30 de abril de 2014). «Israel Hayom Buys Makor Rishon, NRG Website». Arutz Sheva. Consultado em 23 de novembro de 2016 
  3. a b פרייס, נועה (25 de julho de 2016). «סקר TGI מחצית 2016: "ישראל היום" מגדיל את הפער; "הארץ" קורס». Walla! (em Hebrew). Consultado em 20 de novembro de 2016 
  4. «Israel and the Middle East News Update» (PDF). S. Daniel Abraham Center for Middle East Peace. 4 de março de 2015. Consultado em 26 de novembro de 2016 
  5. Yaakov, Yifa (30 de março de 2014). «Bennett lashes Israel Hayom over Makor Rishon bid». The Times of Israel. Consultado em 13 de novembro de 2015 
  6. «סיומה של תקופה: לאחר עשור - המילה 'מעריב' הוסרה הערב מהלוגו של NRG» 
  7. «ביהמ"ש: הדומיין "מעריב" יעבור לרשות "מעריב השבוע"». גלובס. 5 de junho de 2014 
  8. Pfeffer, Anshel (12 de novembro de 2014). «Everything You Need to Know About the Israel Hayom (Or anti-Sheldon Adelson) Law». Haaretz. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  9. Harkov, Lahav (12 de novembro de 2014). «Israel Hayom bill 'shames the Knesset,' PM says». The Jerusalem Post. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  10. "Adelson's attorney says billionaire doesn't own Israel Hayom
  11. Rada, Moran (9 de julho de 2008). «נתניהו שילם, מה אתם רוצים ממנו?» ["Netanyahu paid, what do you want from him?"]. The Seventh Eye (em Hebrew). Consultado em 28 de novembro de 2015 
  12. Persico, Oren (10 de fevereiro de 2009). «אצל אביגדור בחצר» [Avigdor in Court]. The Seventh Eye (em Hebrew). Consultado em 28 de novembro de 2015 
  13. Ronen, Gil (26 de janeiro de 2015). «Media Election War: 'Bibiton' Lashes Out at 'Bujiton'». Arutz Sheva. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  14. Bruck, Connie (30 de junho de 2008). «The Brass Ring». The New Yorker. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  15. «Adelson rejects Olmert claims on PM influence». The Jerusalem Post. 12 de novembro de 2012. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  16. Stewart, Catrina (23 de outubro de 2011). «The press baron who's making news in Israel». The Independent. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  17. Sterman, Adiv (17 de março de 2016). «Donald Trumps the Hebrew media». The Times of Israel. Consultado em 23 de janeiro de 2017 
  18. "Herzog calls on Netanyahu to disavow allies who support Trump", Lahav Harkov, 11/07/2016, The Jerusalem Post
  19. Averbach, Li-or (28 de junho de 2015). «After decades, 'Yediot' no longer top newspaper». Globes. Consultado em 29 de novembro de 2015 
  20. «Senior Management». Israel Hayom. Consultado em 7 de novembro de 2017 
  21. «Our team leaders - Editorial team». Israel Hayom. Consultado em 23 de novembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]